Feminicídio em MS

Jornalista é morta após denunciar ex-noivo por violência

Jornalista Vanessa Ricarte foi morta a facadas pelo ex-noivo em Campo Grande (MS), após conseguir medida protetiva. Suspeito foi preso em flagrante.

jornalista-vanessa-ricarte
Foto: Reprodução

A jornalista morta em Campo Grande (MS), Vanessa Ricarte, de 42 anos, foi assassinada a facadas pelo ex-noivo, Caio Nascimento, de 35 anos.

O crime ocorreu na tarde desta quarta-feira (12), poucas horas depois de a vítima registrar uma denúncia contra o agressor e obter uma medida protetiva.

O suspeito foi preso em flagrante e passará por audiência de custódia nesta sexta-feira (14).

Jornalista Vanessa Ricarte tinha medida protetiva

Segundo informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Caio Nascimento já tinha histórico de violência doméstica.

LEIA TAMBÉM

Mesmo após a medida protetiva concedida à jornalista, ele conseguiu se aproximar e atacá-la com três golpes de faca no tórax.

Vanessa Ricarte chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Campo Grande, mas não resistiu aos ferimentos.

Repercussão e protestos

A morte da jornalista gerou forte comoção. O Ministério Público do Trabalho (MPT), onde Vanessa trabalhava, decretou luto oficial e destacou sua dedicação à defesa dos direitos trabalhistas.

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentaram a perda, ressaltando a importância de um combate mais efetivo à violência contra a mulher.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP). A Câmara Municipal da capital prestou homenagem, reforçando a necessidade de medidas urgentes para enfrentar a violência de gênero.

Vanessa foi velada na Câmara Municipal de Campo Grande nesta quinta-feira (13), em cerimônia aberta ao público. O corpo foi posteriormente encaminhado para Três Lagoas, sua cidade natal, onde será sepultado.