Segurança

Jovens atendidos pela FAS podem fazer curso para trabalhar em bares e restaurantes

00321130
Foto: Andre Wormsbecker

Jovens em situação de vulnerabilidade atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) poderão participar de um curso de qualificação e capacitação para o trabalho em bares e restaurantes de Curitiba. O curso é uma iniciativa da seccional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado (Abrasel-PR) e foi lançado nesta terça-feira (17/8).

A nova oportunidade para os jovens é resultado de uma parceria entre a Abrasel-PR e a FAS, que ficará responsável por indicar parte do público que pode se inscrever para o curso. Das 162 vagas ofertadas nesta primeira fase, aproximadamente 70 serão ocupadas por pessoas atendidas pela assistência social do município.

São jovens de 18 a 22 anos que são acompanhados ou já passaram por alguns dos serviços da FAS, como acolhimento de adolescentes afastados de suas famílias por decisão judicial ou pessoas que estavam em situação de rua. E, ainda, rapazes e moças que foram aprendizes, contratados pela FAS ou por cota social, ou que concluíram o Programa Formação para o Primeiro Emprego (PPE).

“Essa é mais uma grande oportunidade para nossos jovens se capacitarem e se tornarem aptos para o mercado de trabalho, principalmente nesta fase de retomada do emprego”, disse o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.   

Fabiano participou do lançamento do curso, ao lado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, que agradeceu a parceria. “Curitiba tem se mostrado uma sociedade muito companheira neste momento difícil. Nós temos hoje três responsabilidades: cuidar da vacinação do nosso povo, da retomada econômica da cidade, mas principalmente cuidar da população”, ressaltou.

Curso

O curso faz parte da Academia Abrasel em parceria com a Faculdade Inspirar e terá duas semanas de duração.

Todos os selecionados receberão gratuitamente o material didático, uniformes e passagens de ônibus e, ao final do curso, serão encaminhados automaticamente aos restaurantes cadastrados para contratação via CLT com salário inicial de R$ 1,4 mil.

O presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart, explicou que a iniciativa é uma das medidas de incentivo à aceleração da retomada da economia. “Temos ainda o objetivo de suprir a dificuldade de muitos estabelecimentos em contratar mão-de-obra qualificada, um problema que já vinha de antes da pandemia e se acentuou agora”, disse.

As inscrições para o curso estão abertas e os jovens que desejarem participar do processo  de seleção devem acessar o link https://bityli.com/ks2Be

Informações da Prefeitura Municipal de Curitiba