Segurança
Mansão abandonada do ‘Sheik dos Bitcoins’ vira criadouro de dengue


Moradores do bairro Butiatuvinha, em Curitiba, estão denunciando que a mansão de Francisley Valdevino da Silva, conhecido como ‘Sheik dos Bitcoins’, virou um criadouro do mosquito da dengue.
Francisley é investigado pela Polícia Federal por uma fraude bilionária envolvendo criptomoedas, sendo apontado como líder de um esquema de pirâmide financeira que movimentou cerca de R$ 4 bilhões.
Em novembro de 2022, Francisley foi preso e ficou detido na Casa de Custódia em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele teve liberdade provisória concedida em junho de 2023.
- Policial dá tapa no rosto de adolescente durante ronda: vídeo
- Casal faz sexo em piscina na frente de crianças e apanha de vizinhos
Mansão de Sheik dos Bitcoins foi abandonada e tem focos de dengue
Sem moradores pelo menos desde quando Francisley foi preso, a mansão no bairro Butiatuvinha, localizada na rua Antônio Turíbio Teixeira Braga, foi abandonada.
Os muros da casa estão pichados e as telhas estão quebradas. Mas o que revoltou os vizinhos é que a residência virou um criadouro de dengue.
Uma das piscinas da mansão está completamente coberta de musgo e contém água parada. Segundo um dos moradores que fez a denúncia, o zelador de um prédio vizinho contraiu dengue.
A reportagem da Rede Massa | SBT obteve imagens que mostram a situação da mansão. Assista:
A Prefeitura de Curitiba enviou uma nota com um posicionamento sobre o caso. A Secretaria Municipal do Urbanismo confirmou que a casa foi identificada como “área potencial para risco do desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti”.
De acordo com a pasta, há um processo em andamento sobre o imóvel e o proprietário será notificado após a visita de equipes ao local.
“A Secretaria reforça que a conservação e manutenção dos imóveis são de responsabilidade do proprietário, estando o mesmo em uso ou não”, diz a nota.
Denúncias sobre focos de mosquito da dengue podem ser feitas pela Central 156.