Segurança

Meio bilhão de reais são gastos nas rodovias do Paraná no primeiro semestre

CASCAVEL – Trevo Cataratas  – Foto: DER
Cascavel - Trevo Cataratas - Foto: DER

O Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), gastou mais de R$ 500 milhões em obras e serviços de conservação rodoviária nos primeiros seis meses de 2021. São duplicações, pavimentações, contornos, terceiras faixas, obras de arte especiais e restaurações, que somam pouco mais de R$ 150 milhões, além de R$ 350 milhões em programas de conservação de rodovias, que atendem toda a malha estadual.

O primeiro semestre do ano foi marcado pelo início das obras de duplicação da BR-277 em Guarapuava; de duplicação da PR-323 em Doutor Camargo e em Umuarama, onde serão solucionados os congestionamentos do Trevo do Gaúchão; de implantação da Trincheira Bratislava em Cambé; e a retomada da pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico.

Também avançaram as obras de duplicação da Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré; a pavimentação entre São Mateus do Sul e Irati; a implantação dos contornos de Castro, Francisco Beltrão e de Wenceslau Braz; a pavimentação entre Palmas e Coronel Domingos Soares; e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek em Matinhos; entre outras.

“Agora para o segundo semestre temos as duplicações em Cascavel, da BR-277 e do Contorno Oeste, e esperamos iniciar em agosto a restauração com pavimento de concreto da PRC-280, entre Palmas e a divisa com Santa Catarina” explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

“Também temos projetos em desenvolvimento, com perspectiva de licitação das obras em breve, como a duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Irerê, e a ampliação da capacidade da PR-151 entre Palmeira e Ponta Grossa”, complementa.

Programas de conservação

As rodovias administradas pelo DER/PR estão em pelo menos um dos programas: Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento (CREMEP), Conservação de Pavimentos (COP) e Conservação de Faixa de Domínio.

O CREMEP contempla cerca de 4.000 quilômetros de rodovias estaduais, em sua maioria corredores de transporte regionais ou estaduais. Devido ao tráfego elevado e presença de veículos pesados, elas exigem soluções mais complexas para melhorar o estado do pavimento.

O COP contempla cerca de 6.000 quilômetros de rodovias estaduais cujo pavimento não recebe um volume tão elevado de tráfego, e menor número de veículos pesados. No caso destas rodovias, os serviços são mais corretivos.

Ambos programas empregam serviços semelhantes, mas utilizados de forma específica para as necessidades de cada rodovia. São serviços de remendos superficiais e profundos, fresagem, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização.

O programa Conservação de Faixa de Domínio se estende a todas as rodovias estaduais, realizando serviços de conservação na pista e nos espaços laterais, como roçada, remoção de resíduos, limpeza de sarjeta, recomposição de sarjeta, desobstrução de sarjeta, limpeza de valetas e outros.

Informações da Agência Estadual de Notícias