Violência Doméstica

Mulher em cárcere privado é salva com pedido escrito em bilhete

Vítima foi libertada após esconder pedido de socorro no caderno do filho. Agressor foi preso por cárcere privado e violência doméstica em Cruzeiro (SP).

mulher-resgatada-de-carcere-privado
Foto: Reprodução

Uma mulher foi resgatada de um cárcere privado após esconder um bilhete no material escolar do filho. O caso foi revelado nesta quarta-feira (14), após a vítima, de 23 anos, conseguir pedir ajuda enquanto era mantida em cárcere privado pelo companheiro.

Mulher resgatada após esconder bilhete em caderno do filho

O caso aconteceu em Cruzeiro, no interior de São Paulo. Ela vivia sob constante ameaça, agressões físicas e era impedida de se comunicar com outras pessoas. A única alternativa encontrada foi enviar um recado escrito à escola por meio do filho de cinco anos.

Em abril, a mulher escreveu uma mensagem pedindo ajuda e colocou o bilhete dentro do caderno escolar da criança. A carta emocionou a equipe da escola:

“Querida diretora, preciso de sua ajuda. O pai do meu filho está me batendo muito. […] Estou com muito medo.”

Ao receber o recado, a direção escolar acionou imediatamente a Delegacia de Cachoeira Paulista, cidade vizinha a Cruzeiro. Foi o início da mobilização que resultaria na libertação da vítima semanas depois.

LEIA TAMBÉM

Prisão foi dificultada por local isolado

A demora na prisão do agressor ocorreu porque a família vivia em um sítio isolado na zona rural de Cruzeiro. Segundo a Polícia Civil, essa localização dificultou a ação da equipe, que só conseguiu chegar até a residência nesta quarta-feira (14).

Na abordagem, a mulher apresentava marcas visíveis de agressão. Ela relatou que sofria violência física constante, ameaças e restrições de liberdade, inclusive o uso do celular.

Agressor foi preso em flagrante

O companheiro da vítima, um caseiro de 26 anos, foi preso em flagrante e transferido para a cadeia pública de Lorena. De acordo com a Polícia Civil, ele vai responder pelos crimes de:

  • Cárcere privado
  • Violência doméstica
  • Lesão corporal
  • Ameaça
Quando e como pedir ajuda

Casos como o da mulher resgatada com bilhete mostram a importância de oferecer canais seguros de denúncia. Se você ou alguém que conhece está em situação de violência, denuncie:

  • Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
  • Disque 100 – Direitos Humanos
  • Delegacias Especializadas ou apps de denúncia anônima