Segurança
Orientações sobre a entrada nos Parques Estaduais do Paraná
No Paraná há 21 Parques Estaduais abertos ao público para visitação, porém, devido à pandemia do coronavírus os locais estão com normas a serem seguidas, como entrada apenas pelas portarias oficiais, com cadastro e uso de máscaras . As orientações estão na Portaria nº 06/2021, publicada no início do mês pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
A Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto elaborou, ainda, o Informativo nº 01/2021, com orientações às administrações das Unidades e à população. A fim de evitar transtornos, é indicado que o visitante ligue com antecedência para verificar a disponibilidade de vagas.
Para evitar aglomeração, o horário de visitação nas 21 Unidades é das 8h às 17h, com capacidade máxima de público reduzida em 50%.
Ainda de acordo a publicação, é proibida a prática de esportes coletivos nas dependências das UCs e a promoção de eventos. Também estão vetados os acampamentos, fogueiras e comercialização de serviços dentro dos parques.
As portarias dos Parques Estaduais devem ter álcool em gel à disposição do público. Também é dever da administração aumentar a higienização das dependências e medir a temperatura dos visitantes. Turistas com medição de temperatura corporal acima de 37,8ºC terão o acesso negado ao parque.
Veja os Parques Estaduais que estão abertos para visitação:
- Parque Estadual Pico do Marumbi
- Parque Estadual do Palmito
- Parque Estadual Rio da Onça
- Parque Estadual Serra da Baitaca
- Parque Estadual do Monge
- Parque Estadual de Vila Velha
- Parque Estadual do Cerrado
- Parque Estadual do Guartelá
- Parque Estadual do Lago Azul
- Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo
- Parque Estadual de Ibicatu
- Parque Estadual de São Camilo
- Parque Estadual Cabeça do Cachorro
- Parque Estadual Rio Guarani
- Parque Estadual Pico do Paraná
- Parque Estadual Serra da Esperança
- Ilha do Mel
- Monumento Natural Salto São João
- Parque Estadual João Paulo II
- Parque Estadual Vitório Piassa.
Colaboração AEN