Segurança
Páscoa 2024: entenda porque data será comemorada em março
Diferente dos anos anteriores, a Páscoa 2024 será celebrada no último domingo de março. A data é uma comemoração da ressurreição de Jesus Cristo após a sua morte, que aconteceu na Sexta-feira Santa.
Maria Madalena, conforme relatos da bíblia, encontrou o túmulo de Jesus vazio neste dia — o que simbolizou sua ressurreição. Com isso, o Calendário Romano foi dividido em duas eras (usada até os dias atuais):
- Antes de Cristo (a.C.);
- Depois de Cristo (d.C.).
No calendário deste ano, a Semana Santa começa em 24 de março e termina uma semana depois, em 31 de março. A Sexta-Feira Santa é um feriado nacional, porém, a celebração não tem data fixa no calendário — já que o dia é determinado por eventos astronômicos. A Páscoa não é válida como um feriado no Brasil.
Quando é a Páscoa 2024?
Com cálculos que levam em conta eventos astronômicos, a data da Páscoa 2024 será em 31 de março (domingo). O dia foi definido devido a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul.
Veja também:
Se a primeira lua cheia depois do equinócio acontece após o domingo, a Páscoa é celebrada no domingo seguinte. Em 2024, o fenômeno está previsto para segunda-feira (25 de março). Ou seja, a data será celebrada em 31 de março.