Segurança

Governo confirma morte dos ocupantes de avião na Serra do Mar

passageiros-aviao-serra-do-mar
Foto: Reprodução/Redes sociais

O Governo do Paraná confirmou que o piloto e os passageiros que estavam no avião que caiu na Serra do Mar não sobreviveram. A aeronave estava desaparecida desde segunda-feira (3) e foi encontrada no início da tarde desta sexta (7) após cinco dias de buscas.

Estavam no avião o piloto Jonas Borges Julião e dois servidores do governo do Paraná: Heitor Guilherme Genowei Júnior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; e Felipe Furquim, diretor da Casa Civil na região noroeste.

Em nota, o governador Ratinho Junior lamentou as mortes no desastre aéreo.

“Depois de cinco dias de intensa busca e muita esperança, é com imenso pesar que comunico que três corpos foram encontrados nesta tarde na Serra do Mar. Nesse trágico acidente aeronáutico perdi amigos que acreditavam arduamente na nossa gestão. Deixo toda a minha solidariedade às famílias nesse momento de intensa dor”, disse.

O avião foi encontrado na Serra da Prata, onde as buscas estavam concentradas nos últimos dias. Os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia, e os destroços da aeronave serão removidos para investigação sobre as causas da tragédia.

Buscas na Serra do Mar duraram cinco dias

Os trabalhos das equipes de resgate envolveram mais de 50 pessoas entre equipes de buscas aéreas e terrestres. Corpo de Bombeiros e militares percorreram vários quilômetros da Mata Atlântica a pé em busca dos destroços do avião.

Ao mesmo tempo, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e helicópteros da Casa Militar e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fizeram o patrulhamento aéreo em busca de indícios que pudessem apontar o local da queda.

As causas do acidente com a aeronave ainda não estão claras e a investigação deve ficar a cargo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

Relembre o caso do avião que caiu na Serra do Mar

O avião decolou de Umuarama na manhã de segunda-feira às 7h50 e deveria pousar em Paranaguá às 10h24. Dez minutos antes, a aeronave sumiu dos radares e, desde então, um grande aparato policial foi montado em busca do avião com servidores do governo do Paraná.

As buscas foram concentradas na região da Serra da Prata porque moradores locais disseram às autoridades terem ouvido um barulho alto, parecido com um trovão, entre 10h e 11h, justamente o horário em que o contato com a aeronave foi perdido.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.