Segurança
Preço dos remédios terá dois aumentos nos próximos dias
Nos próximos dias, o preço dos remédios terá dois aumentos em alguns estados brasileiros, incluindo o Paraná.
O estado terá duas altas no valor dos medicamentos, relativas a dois reajustes: o anual definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e o da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Reajuste anual no preço dos remédios
O principal reajuste que deve aumentar o valor dos medicamentos no Paraná e no restante do Brasil é o definido pela CMED, que deve ocorrer no dia 31 de março. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o reajuste deve ser de 4,5%.
“A CMED estabelece os novos preços com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e em variáveis que levam em conta a reposição dos custos da indústria e do varejo, aumentos salariais, despesas com aluguel de lojas, entre outros fatores”, afirma a Abrafarma.
O reajuste envolve todos os medicamentos comercializados no Brasil, com ou sem receita.
- Paraná decreta emergência em saúde pública para a dengue
- Pedágio no Paraná começa a ser cobrado neste mês: veja valores
Alta no ICMS aumenta valor de remédios
Aprovado pelos deputados estaduais no fim do ano passado, o aumento da alíquota modal do ICMS sobe de de 19% para 19,5% já a partir desta segunda-feira (18), impactando o preço dos remédios e a maior parte dos produtos e serviços comercializados.
O aumento vale para todas as classes de remédio, com exceção de 169 medicamentos usados no tratamento de diversos tipos de câncer que tem isenção do imposto no Paraná.