Segurança
Procon-PR faz alerta sobre golpes de PIX e de cartão de aproximação
O cartão com a função de pagamento por aproximação pode ser uma grande facilidade, principalmente para quem tem dificuldade de lembrar a senha. A transação é realizada sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha e sem precisar digitar os números, com operações de até R$ 200. Porém, a novidade também tem permitido a aplicação de golpes.
Há criminosos que realizam transações simplesmente passando com as maquininhas de cartão ao lado das bolsas e bolsos, onde ficam guardados os cartões das vítimas. A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, demonstrou em sua conta no Instagram:
Por conta disso, o Procon-PR recomenda a desativação da função de pagamento por aproximação, quando for possível.
A prática desses crimes é mais comum em eventos e aglomerações, como blocos de carnaval, shows, jogos de futebol. Nessas situações, a dica é manter os cartões em local seguro para evitar que sejam furtados. Como a comunicação entre o equipamento e cartão precisa ser muito próxima, a máquina praticamente teria que ser encostada no bolso da calça, supondo que o cartão esteja lá, para a transação ser realizada.
O alerta também vale para os golpes aplicados mediante a realização de pagamentos e transferências de valores via Pix e WhatsApp. Consumidores brasileiros já foram vítimas de clonagem do WhatsApp, ao acessarem arquivos contaminados por vírus. O criminoso consegue os dados pessoais e, se passando pela vítima, manda mensagens para a lista de contatos solicitando transferências em dinheiro.
Com informações do Procon PR