Segurança

Projeto de Lei cria programa de fisioterapia para pessoas com sequelas da covid-19

Hosp Colorado
Geraldo Bubniak/AEN

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% dos curados da covid-19 continuam com algum tipo de sintoma. Com o objetivo de garantir a recuperação completa destes pacientes, foi protocolado na Câmara de Vereadores de Curitiba o Projeto de Lei que cria o Programa Ambulatorial de Fisioterapia Respiratória dos pacientes pós-Covid.

O projeto é de autoria do vereador Jornalista Márcio Barros. Segundo ele, a proposta é que seja garantido o atendimento aos pacientes com profissionais de fisioterapia. “Vencer a doença é uma alegria, mas para que seja completa, a pessoa precisa ter qualidade de vida para conseguir retomar as suas atividades. Somente assim realmente retomaremos a vida normal”, disse o vereador.

Para a fisioterapeuta Tatiana Cidral é fundamental que esses pacientes tenham atendimento adequado. “Esse volume no número de atendimentos se dá, obviamente, por conta da pandemia. Quando se diz que a pessoa venceu o covid, nem sempre se leva em consideração que esta doença deixa sequelas e que após vencer o vírus existe uma nova batalha para se recuperar dos danos causados por ela” explicou.