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Motoboys mantêm protesto e entregas vão parar no fim de semana

As reivindicações dos motoboys são para pedir uma melhoria na taxa das entregas e também mais segurança nas ruas

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Foto: Reprodução/Rede Massa

Cerca de 4 mil motoboys e entregadores de bicicleta devem parar as entregas de aplicativos durante o sábado e o domingo em Curitiba. O protesto vai acontecer devido à falta de diálogo com o iFood.

Protesto de motoboys em Curitiba

O protesto está previsto para acontecer neste sábado (25) e domingo (26), e tem como objetivo chamar a atenção para a falta de diálogo com a plataforma iFood. Hoje, os entregadores recebem R$ 6,50 por corrida, e quando o trajeto é no mesmo bairro, o valor cai para R$ 4.

As reivindicações dos motoboys são para pedir uma melhoria na taxa das entregas e também mais segurança nas ruas. Uma manifestação aconteceu no começo de janeiro, e os entregadores foram informados que uma reunião com o iFood seria marcada.

A plataforma pediu um prazo de 15 dias para que a reunião acontecesse, porém, ao passar os dias, os motoboys falam que a plataforma cancelou o compromisso, por e-mail.

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O que diz o iFood

Procurado pelo Massa.com.br o iFood relatou que:


Em resposta aos assuntos discutidos em reunião realizada em Curitiba, no dia 9 de janeiro, e conforme o acordo de fornecer uma devolutiva em 15 dias, isto é, até hoje, 24 de janeiro, gostaríamos de compartilhar as soluções encaminhadas e também adotadas para melhorar a experiência dos entregadores. Além disso, buscamos trazer mais clareza e transparência sobre algumas funcionalidades e ferramentas do aplicativo. Reforçamos nosso compromisso com o diálogo e o direito de manifestação. A plataforma segue trabalhando para oferecer a melhor experiência possível e agradece a oportunidade de diálogo estabelecida.

O iFood informou também diversas propostas:


Sub Praça

O modelo Sub Praça é uma variação do modelo Planejamento, criado com o objetivo de aumentar a eficiência na distribuição de pedidos em regiões quentes de demanda e criar mais oportunidades de ganhos. Reconhecemos que mudanças podem trazer desafios e, por isso, estamos atentos ao feedback de vocês para avaliar o impacto dessa funcionalidade com vários times dedicados a analisar não só o equilíbrio da distribuição de pedidos, mas também a experiência.

O modelo ainda está em fase de testes e disponível para um grupo limitado de entregadores. E, como toda novidade, estamos abertos a melhorias. Durante esse período de testes, estamos analisando cuidadosamente os resultados e ouvindo as opiniões dos parceiros para garantir que essa iniciativa beneficie o máximo possível de entregadores.

Sobre a diminuição de pedidos para entregadores fora do modelo Sub Praça, é importante esclarecer que identificamos uma queda geral de pedidos em janeiro em todo o país. Em Curitiba, essa redução foi de 26% e está relacionada à sazonalidade. É comum observarmos uma diminuição nos pedidos a partir da última semana de dezembro, que se estende pelos primeiros meses do ano. De qualquer forma, estamos analisando a situação constantemente e buscando soluções para equilibrar a distribuição de pedidos entre os diferentes modelos disponíveis na praça.

Nos próximos meses, continuaremos acompanhando a evolução desse modelo e avaliando os benefícios que ele pode trazer para todos os nossos parceiros. Reiteramos que nenhuma implementação definitiva será realizada sem uma análise criteriosa, garantindo impactos positivos para todo o ecossistema do iFood.


Planejamento


O Planejamento é uma ferramenta opcional de agendamento de horários dentro do app iFood para Entregadores. Com ela, é possível ver quais horários têm vaga disponível de acordo com a demanda e agendar para ter prioridade na hora de receber pedidos. Recebemos os relatos sobre desafios ao agendar horários na função Planejamento, devido ao esgotamento das vagas. Estamos monitorando o cenário da praça para identificar oportunidades de melhoria na experiência. Vale lembrar que isso também é um reflexo da baixa de pedidos durante a época do ano. Ainda assim, seguimos atentos para ajustar e melhorar essa funcionalidade, de forma a atender às necessidades de todos os entregadores e manter a eficiência no ecossistema.


Taxas

Nos últimos 4 anos, as medidas adotadas representaram aumento real na renda de mais de 360 mil entregadores e entregadoras de todo o país. No ano de 2023, por exemplo, o aumento foi de 4,5% nos ganhos médios por cada rota, considerando as oscilações nos preços dos combustíveis e também a inflação do período, que foi de 3,74% de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Já em 2024, a alteração no valor de cada pedido em rotas agrupadas também permitiu que quem entrega receba uma remuneração mais justa: cada pedido parte de um mínimo de R$ 6,50, com R$ 3,00 por cada coleta/entrega extra, além de um valor mínimo de R$ 1,50 por km rodado.

Para 2025, estamos monitorando atentamente o cenário econômico e avaliando a viabilidade de um novo reajuste.


Taxa de espera no restaurante

Entendemos que durante uma entrega cada minuto faz a diferença. Nesse sentido, estamos e seguiremos empenhados em reduzir cada vez mais o período de espera, utilizando dados e tecnologia para que o pedido esteja sempre pronto no momento da chegada para a coleta. Enquanto trabalhamos para essa redução do tempo de espera, investimos em melhorias práticas para atuar nos momentos em que podem ocorrer imprevistos entre a coleta e a entrega do pedido:

Tempo de espera na loja ou restaurante: antes, a pessoa responsável pela entrega precisava acionar o suporte para receber uma taxa extra pelo tempo de espera em caso de atraso de 30 minutos no preparo do pedido. Desde 2024, diminuímos esse tempo para 15 min e esse processo foi automatizado. Agora a taxa é paga automaticamente após 15º minuto de espera. O valor é calculado por minuto, sem a necessidade de entrar em contato com o suporte.


Promoção por Zona

As promoções no iFood são planejadas para atender às necessidades específicas de cada região, considerando fatores como dias e horários de pico, eventos especiais, condições climáticas e o tamanho da frota disponível. Essas promoções são direcionadas a áreas específicas dentro de uma praça, onde há maior demanda de pedidos e necessidade de entregadores.

Essa abordagem permite equilibrar a distribuição da frota, garantindo que as regiões com mais pedidos tenham cobertura suficiente, e estejam preparadas para atender às variações reais de demanda. Reiteramos nosso compromisso em manter o planejamento das promoções monitoradas em tempo real, garantindo que elas sejam justas e efetivas para os entregadores e atendam às necessidades operacionais de forma equilibrada.


Agrupamento

O agrupamento de pedidos otimiza a operação ao permitir que os entregadores realizem múltiplas entregas em uma única rota, aumentando a produtividade e também os ganhos por viagem. Em abril do ano passado, o iFood atualizou a precificação das rotas agrupadas, passando a pagar a partir de R$3 para cada entrega extra. São considerados no agrupamento o tipo de veículo utilizado na entrega, quantidade de volumes, dimensões e peso para que o entregador não seja sobrecarregado.

Buscar eficiência operacional é uma das apostas que leva o iFood rumo ao crescimento e, consequentemente, gera mais oportunidade e renda para a cadeia, seja desenvolvendo negócios, gerando renda para as famílias de quem entrega ou aumentando a satisfação do cliente. O agrupamento de pedidos, assim como o uso de inteligência artificial, planejamento, promoções, são algumas das diversas iniciativas que beneficiam a cadeia e movimentam a economia do país.


Ponto de Apoio em São José dos Pinhais


Sabemos da importância dos Pontos de Apoio para os entregadores e trabalhamos constantemente para que esse tipo de suporte seja ampliado. A parceria anterior em São José dos Pinhais foi descontinuada devido a desativação do modelo que estava sendo testado em formato piloto. Estamos constantemente avaliando formas de melhorar a experiência dos entregadores e levaremos essa demanda em consideração em nossas análises futuras.


Acionamento indevido Pedido Pronto


Entendemos que o gerenciamento do botão “pedido pronto” pelas lojas parceiras é fundamental para garantir uma experiência eficiente para os entregadores, clientes e parceiros. Reconhecemos os impactos das situações relatadas e estamos comprometidos em aprimorar os processos e tecnologia para minimizar esses problemas.

  1. Chamamento antes do pedido estar pronto: Esse tipo de acionamento pode causar esperas desnecessárias para o entregador. Estamos reforçando, via comunicação direta, com nossos parceiros lojistas a importância de utilizar o botão “pedido pronto” apenas quando o pedido estiver efetivamente disponível para retirada.
  2. Acionamento enquanto o entregador já está na loja: Essa prática pode gerar percepções equivocadas por parte do cliente sobre atrasos que não são de responsabilidade do entregador. Seguimos investindo em tecnologia e capacitação para que os parceiros restaurantes e lojas utilizem o sistema de forma mais alinhada ao fluxo operacional.
  3. Demora em acionar o pedido como pronto: Esse atraso também impacta diretamente a eficiência e a experiência dos entregadores. Continuamos monitorando e ajustando as práticas junto aos restaurantes e lojas (incluindo as farmácias) garantindo maior precisão no tempo de preparo e comunicação com os entregadores.


Atendimento Jhow


Sobre as dificuldades relatadas no uso do Jhow em situações de cliente não localizado e loja fechada, estamos comprometidos em melhorar continuamente o processo. Ao acionar a ferramenta em casos de cliente não localizado, inicia-se automaticamente a comunicação com o cliente, com diversas tentativas de contato ao longo do tempo de espera. Nos casos em que o cliente não responde após o acionamento do Jhow, o entregador é liberado após 15 minutos. Já quando o cliente confirma que buscará o pedido, o entregador é liberado após 20 minutos, ambos contados a partir do momento em que a ferramenta é acionada. Sobre as falhas mencionadas, já estamos analisando e implementando melhorias para resolver essas questões.


Rejeites e parada técnica

As paradas técnicas servem tanto para que o entregador tenha tranquilidade para voltar a ficar disponível, resolvendo questões como manutenção do veículo ou falta de bateria no celular, quanto para o iFood garantir que o pedido seja entregue ao cliente no menor tempo possível.

Quando muitas rotas são rejeitadas na sequência, o sistema de distribuição de pedidos entende que aquele entregador não está disponível e passa a desconsiderá-lo na oferta de rotas por alguns minutos. Quem entrega continua tendo total autonomia para aceitar ou recusar uma rota. A “parada técnica” é uma forma de buscar que o consumidor final receba sua entrega no tempo previsto, além de ser também parte da política de transparência do iFood com quem faz entregas.

Quanto à repetição de pedidos já rejeitados, estamos continuamente ajustando o sistema de distribuição para reduzir situações como essa e tornar o fluxo de rotas mais eficiente para todos.


Diminuição do raio das bikes


Entendemos a importância de assegurar que as rotas de entrega sejam justas para todos os entregadores. Por isso, no final de dezembro revisamos os parâmetros e diminuímos a distância média das entregas de bicicleta para garantir rotas mais confortáveis. A mudança já está sendo refletida nos trajetos.


Distribuição de Materiais


As campanhas de distribuição de bags são ações promocionais que oferecemos aos nossos entregadores por meio de eventos específicos, que podem variar de acordo com a região e a disponibilidade. Para Curitiba, a ação está programada para acontecer na segunda semana de março.


Seguro contra acidentes


O iFood já possui seguro que cobre acidentes pessoais que ocorram no deslocamento até os estabelecimentos, durante as entregas ou na volta para casa — válido para moto e carro até 1 hora extra após a última entrega no aplicativo. Para bicicleta até 2 horas extras após a última entrega. Para acionar o Seguro, basta ter o cadastro ativo e estar em rota ou voltando para casa. Confira as coberturas no Portal do Entregador > Vantagens > Seguro Pessoal.