Segurança
Santa Casa de Curitiba está entre 20 selecionados para participar do projeto Lean nas Emergências
O Hospital Santa Casa, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, começou na última quarta-feira (11) a participação no projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês. No total foram mais de 600 hospitais públicos e filantrópicos cadastrados no projeto. Destes apenas 20 foram selecionados, entre eles a Santa Casa, para o Ciclo 5, que vai até o final do ano.
Nessa fase serão identificadas oportunidades de melhorias e capacitação das equipes assistenciais. O resultado é mais qualidade e agilidade nos processos internos.
O hospital recebeu a visita de dois profissionais do Sírio-Libanês. O médico intensivista, Gutemberg Lavoisier, e o engenheiro clínico, Luiz Augusto. Ambos trabalham no Lean nas Emergências.
O projeto começou em 2018 sendo pensado para melhorar os processos internos de hospitais públicos e filantrópicos. Um dos objetivos visa reduzir o tempo de espera em Pronto Atendimentos, diminuir o tempo de internação e complicações. Além de oferecer mais qualidade de trabalho aos colaboradores.
O Lean nas Emergências irá realizar a parte inicial de coleta de dados e estratégia de melhorias. Para isso, os encontros e capacitações da equipe serão quinzenais até dezembro em um total de 10 visitas.
Lean nas Emergências
O Projeto visa refletir positivamente em diversas possibilidades de melhoria nas instituições de saúde. Ele ocorre em ciclos/etapas, onde especialistas do Sírio-Libanês realizam visitas periódicas aos hospitais selecionados. A equipe capacita os hospitais a visualizar os processos e pontos de melhoria, além de sugerir iniciativas que resultarão na redução da ocupação hospitalar.
A Metodologia Lean é conhecida por ser utilizada há muito tempo no setor industrial e principalmente automotivo. Porém, recentemente foi percebido que a metodologia também se encaixa no cenário hospitalar.