Segurança

TBG inicia rodada 4 para oferta de capacidade de transporte de gás natural em 1º de março

Trecho de gasoduto na região de Tarenda, Bolívia
Trecho de gasoduto na região de Tarenda, Bolívia

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) planeja iniciar em 1º de março a rodada 4 para oferta de capacidade de transporte de gás natural dos produtos de curto prazo, informou a companhia em comunicado nesta quarta-feira.

A TBG, que tem atualmente a Petrobras como sócia majoritária, com 51% de participação, possui e opera o trecho brasileiro do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), uma malha de cerca de 2.600 km, incluindo a principal rede de transporte de gás natural no Sul do Brasil.

O movimento de oferta veio após diversas medidas do governo federal para ampliar o mercado de gás, com a redução do papel da Petrobras e a entrada de novos investidores. A TBG está em busca de diversificar seus clientes.

De acordo com o cronograma da transportadora em processo aprovado pela reguladora ANP, os leilões disponibilizarão três modalidades para contratação: trimestral, mensal e diário, segundo a companhia.

Os carregadores interessados poderão solicitar a contratação da capacidade de um ou mais produtos, por ponto de entrada e/ou zona de saída, conforme seus interesses. 

A TBG pontuou que a oferta de produtos de curto prazo é uma nova opção de contratação, que permite que os carregadores organizem seu portfólio de capacidade de transporte, adaptando-se às questões de sazonalidade.

(Por Marta Nogueira)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1N1HC-VIEWIMAGE