Segurança
Temporal em Curitiba deixa rastro de destruição: veja imagens


O temporal que atingiu Curitiba na tarde de sábado (3) deixou estragos em vários bairros da capital paranaense. Em apenas 45 minutos, entre às 17h15 e 18h, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou 57,8 mm de chuva e rajadas de até 43,9 Km/h.
De acordo com a Defesa Civil, a Central 156 recebeu quatro solicitações de queda de árvores ou galhos nos bairros Xaxim, Cristo Rei e Tarumã.
Não houve registro de desabrigados ou desalojados, mas inúmeras ruas e residências ficaram alagadas, especialmente nos bairros Cajuru, Capão Raso e Vila Lindóia.
No bairro Portão, o muro de um condomínio se rompeu após um terreno ao lado do imóvel, que funciona como estacionamento, ficar completamente alagado, com os carros quase embaixo d’água. Um vídeo, feito por um morador do local, registrou o momento em que a estrutura não suporta mais a pressão da água acumulada e desmorona.
Em caso de necessidade durante ou após temporais, moradores da capital podem acionar os canais de emergência 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Veja imagens dos estragos deixados pelo temporal em Curitiba:
Na última terça-feira (30), Governo do Paraná homologou os decretos de situação de emergência de Guaratuba e Matinhos, no Litoral do Paraná, devido às fortes chuvas que atingiram a região.
Segundo o Simepar, o volume de chuvas acumulado no Litoral em menos de uma semana ultrapassou o esperado para todo o mês de janeiro.
Entre o sábado (20) e a noite de quinta-feira (25), o volume chegou a 519,2 milímetros em Guaratuba. A média prevista para o mês era de 386,4 milímetros na cidade.
Em Matinhos e Pontal do Paraná, a precipitação acumulada foi de 355,2 e 466,8 mm, respectivamente.
Leia também: