Acidente fatal
Mãe e filha morrem em acidente com carro de secretaria de saúde
Crime!
Ele faturou cerca de R$ 50 milhões
The Walking Dead? Um advogado está sendo investigado por assinar procurações em nome de pessoas mortas. O caso aconteceu no Rio Grande do Sul.
De acordo com o portal Metrópoles, em um dos casos, o documento teria sido assinado por uma pessoa falecida há dois meses. Em outra situação, duas procurações, assinadas em 2023 teriam sido assinadas por uma pessoa internada em estado vegetativo desde 2022.
Além disso, o suspeito está sendo investigado por se apropriar de valores obtidos por meio de ações judiciais movidas em nome de clientes. Ele acumula um histórico de cerca de 100 mil ações no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Polícia Civil, o prejuízo aos cofres públicos e às pessoas pode chegar a R$ 50 milhões. De acordo com o Metrópoles, ele teria ajuizado 581 processos em um único dia, e outras 13 pessoas estão envolvidas no esquema do advogado “The Walking Dead”.
A Polícia Civil também investiga o grupo suspeito de cooptar clientes e ingressar com ações judiciais sem o conhecimento ou autorização deles. Os representantes utilizavam dados pessoais, como informações sobre empréstimos consignados, para abordar vítimas em situação de vulnerabilidade, prometendo reverter cobranças abusivas em troca de honorários sobre valores recuperados.
Com os documentos fornecidos pelos clientes, o grupo ajuizava processos contra instituições financeiras. Em seguida, convencia as vítimas de que os valores depositados em suas contas eram provenientes das ações, quando, na verdade, seriam de novos empréstimos feitos sem consentimento. As vítimas transferiam parte do dinheiro, acreditando estar pagando os honorários, e só percebiam o golpe ao notar descontos em seus benefícios.
O grupo é investigado por crimes como estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e apropriação indébita. Ao todo, há 15 inquéritos em andamento.