Segurança
Venezuelanos em situação análoga à escravidão são resgatados na Grande Curitiba
Uma família de venezuelanos foi resgatada de um trabalho análogo à escravidão em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na última sexta-feira (30).
Os imigrantes – um casal e três crianças de oito, quatro e um ano e meio – foram “contratados” para prestar serviços gerais a um dono de um hotel fazenda que está sendo construído na região.
O resgate da família ocorreu em uma ação conjunta do Mistério Público do Paraná (MP), município e Polícia Civil. O dono do hotel, um homem de 72 anos, foi preso em flagrante.
De acordo com o MP, os venezuelanos chegaram ao Brasil no final de 2022, e foram trazidos em janeiro de Roraima para Bocaiúva do Sul sem qualquer formalização trabalhista.
A família era mantida em uma casa que na verdade era um depósito do idoso preso. Eles não podiam sair da propriedade, não tinham descanso semanal e o ‘empregador’ ainda ficava com os valores que deveriam servir para o custo de vida dos imigrantes.
Família de Venezuelanos em Bocaíuva do Sul sofria xenofobia e ameaças
Ainda segundo o MP , a família também era alvo de ameaças verbais e sofria xenofobia. A mulher e os filhos passavam o tempo em que o marido estava fora trancados na casa, por medo.
Os imigrantes foram acolhidos e o município de Bocaiúva do Sul encaminhou a família para inserção nos programas de assistência social, para recebimento de cestas básicas e encaminhamento para emprego.
Também foi providenciada uma nova residência para a família, que optou em continuar em Bocaiúva do Sul.
A Justiça Federal e o Ministério Público do Trabalho acompanham o caso.