Segurança
Vereadora de Curitiba sofre acidente de carro após passar mal
A vereadora Maria Letícia (PV) foi levada à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, após sofrer um acidente de carro. O caso aconteceu na noite deste sábado (25).
De acordo com informações repassadas no local, a Polícia Militar (PM) foi acionada para atender a ocorrência. Durante a abordagem, foi constatado a suspeita de que ela estava dirigindo embriagada.
Na sequência, a vereadora foi até para a delegacia. Ela foi ouvida em um depoimento por vídeochamada com o delegado que estava de plantão na Central de Flagrantes de Curitiba.
Vereadora de Curitiba passa mal após acidente
Até às 3h da madrugada deste domingo (26), a vereadora permanecia na delegacia. Ao serem questionados, a PM e a equipe da Polícia Civil do Paraná (PCPR) não se pronunciaram com detalhes sobre o caso.
Médica-legista e ginecologista, Maria Leticia (PV) foi reeleita para seu segundo mandato consecutivo com 4.019 votos. Mãe, atleta e ativista dos direitos das mulheres, foi quarta-secretária da CMC na gestão 2019/2020.
Veja também:
- Vídeo: vereadora de Curitiba bate em carro estacionado e é presa
- Obras no Viaduto do Orleans terão apoio do Governo Federal
Ela foi eleita em 2016 para o primeiro mandato com 3.311 votos pelo Partido Verde (PV) e foi presidente das comissões de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública e de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte. Foi a primeira procuradora-adjunta da Procuradoria da Mulher da CMC e quarta-secretária do Legislativo na gestão 2019/2020.
Maria Leticia é autora de leis como a “Drink Maria da Penha”, que obriga estabelecimentos como bares, cafés, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio e proteção à mulher em situação de risco de assédio; a que instituiu as políticas públicas de incentivo ao desuso de canudos e copos plásticos descartáveis; e a que regulamenta o trabalho das funerárias, evitando cobranças indevidas.
Aos 61 anos, ela foi reeleita em 2020 com 4.019 votos também pelo PV. Entre os projetos de sua autoria que tramitam no Legislativo destacam-se o que institui a “Ação Municipal Curitiba Livre de Agrotóxicos”, regulamentando o uso e armazenamento de agrotóxicos, o incentivo à agricultura orgânica e à agroecologia; o que cria o Dia Municipal da Conscientização quanto ao uso de produtos à base de cannabis para fins medicinais; e o que regulamenta a obrigatoriedade da separação, destinação e compostagem de resíduos sólidos orgânicos na cidade.
Vereadora foi vítima de acidente de carro, diz nota
Em manifestação ao caso, o gabinete da parlamentar afirmou que ela foi vítima de um acidente de carro:
“Na noite deste sábado (25) a vereadora Maria Leticia (PV) foi vítima de um acidente de carro em Curitiba após passar mal. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar (PM) e ninguém ficou ferido”.
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) comunicou, através de nota, que está à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários:
“Em resposta aos questionamentos da imprensa sobre a Vereadora Maria Letícia (PV), que teria sido detida pela Polícia sob a acusação de dirigir embriagada na madrugada deste domingo (26/11/2023), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ressalta que o exercício do mandato parlamentar exige dos Vereadores uma conduta digna e responsável, com estrita obediência às normais legais e respeito aos princípios morais e éticos da sociedade.
Todo e qualquer ato que ofenda a legislação, em especial aqueles que coloquem em risco a incolumidade pública, serão investigados e responsabilizados na forma do Regimento Interno, sem prejuízo da apuração nas demais instâncias competentes.
A CMC informa que até o momento não recebeu nenhuma comunicação das autoridades e está à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Por fim, reafirma-se o compromisso deste Poder Legislativo Municipal com a segurança no trânsito e o respeito à vida de todos os curitibanos, o que exige a colaboração e a participação ativa de todos os cidadãos, especialmente dos seus representantes eleitos”.