Dia da Mentira

1° de abril: relembre fake news que viralizaram na internet

No Dia da Mentira, o Massa.com.br listou as principais fake news que viralizaram na internet. Confira!

1-de-abril
Foto: Massa.com.br

1° de abril é conhecido como o Dia da Mentira, sendo a data em que as pegadinhas e as “mentirinhas” são socialmente aceitas, tornando-se uma oportunidade para espalhar histórias que não são verdade com humor. 

No entanto, nem todas as fake news têm o objetivo de divertir e podem enganar algumas pessoas que acreditam na história. O Massa.com.br listou as principais fake news que viralizaram na internet. Confira!

LEIA TAMBÉM

1° de abril: veja fake news que viralizaram

  • Consumir Coca-Cola com Mentos pode explodir o estômago: a informação é falsa e a reação entre Coca-Cola e Mentos acontece apenas em ambientes abertas e não dentro do estômago. 
  • Caneta causa câncer: a notícia falsa viralizou com a informação de que a tinta continha chumbo e era cancerígena. No entanto, a composição da tinta é segura e segue os padrões. 
  • Energético tem esperma de touro na fórmula: um boato afirmava que a bebida energética continha um ingrediente chamado taurina extraído de sêmen de touro, mas, na verdade, a substância usada na fórmula é sintetizada artificialmente.  
  • Água com açúcar acalma: o açúcar não tem propriedades calmantes e o efeito é psicológico.
  • Desodorante causa câncer de mama: há anos circula o boato de que desodorantes antitranspirantes bloqueiam a eliminação de toxinas e causam câncer de mama. No entanto, a afirmação nunca foi comprovado cientificamente.
  • Comer manga com leite faz mal: o mito surgiu e não há qualquer base científica para a afirmação. A combinação é segura, sendo o raciocínio para qualquer tipo de vitamina.
  • Engolir chiclete faz ele ficar anos no estômago: a goma de mascar não ficará grudada no seu estômago ou entupirá seu intestino. Apesar de assustar muita gente, a afirmação não tem embasamento científico.