SERÁ?

13 de maio é feriado? Data marca celebrações históricas e religiosas

Algumas cidades brasileiras adotaram a data como feriado local

13-de-maio-feriado
Reprodução/Redes sociais

13 de maio é feriado? A data reúne diferentes significados históricos, religiosos e culturais no Brasil. Um dos principais acontecimentos associados ao dia é a assinatura da Lei Áurea, em 1888, que marcou oficialmente o fim da escravidão no Brasil. Apesar de sua importância histórica, o ato não garantiu reparações sociais aos libertos, mas é lembrado como um momento decisivo na luta por liberdade.

O dia 13 de maio também tem um significado espiritual. Neste dia, em 1917, teria ocorrido a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. A manifestação tornou-se referência de devoção não só em Portugal, mas também em várias partes do Brasil, onde fiéis celebram missas e procissões.

A data é simbólica também para religiões de matriz africana, como a Umbanda, que celebra o Dia dos Pretos Velhos em 13 de maio. As entidades espirituais representam os ancestrais negros escravizados que, mesmo após uma vida de sofrimento, oferecem consolo, sabedoria e cura aos vivos.

13 de maio é feriado?

Mesmo com diversas celebrações históricas e religiosas, o dia 13 de maio não é reconhecido como feriado nacional. Porém, algumas cidades brasileiras adotaram a data como feriado local.

LEIA TAMBÉM

Em Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, o dia marca o aniversário do município. Já em Angico, no Tocantins, a data é lembrada pela abolição da escravidão. Cidades como Sorriso (MT), Cianorte (PR) e Ribeirão Claro (PR) também têm celebrações relacionadas à assinatura da Lei Áurea e o dia de Nossa Senhora de Fátima.