Segurança Digital

Aplicativo Celular Seguro notifica usuários de aparelhos roubados

Nova função do aplicativo Celular Seguro enviará notificações para aparelhos roubados ativados com novo chip. Medida visa coibir furtos.

aplicativo-celular-seguro
Foto: Divulgação/EBC

O governo federal anunciou uma nova funcionalidade para o aplicativo Celular Seguro, que agora enviará notificações automáticas para aparelhos roubados ou furtados que forem ativados com um novo chip.

A medida, que será implementada neste mês, faz parte de um conjunto de ações do Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater o mercado ilegal de celulares.

Como funcionará a nova função do Celular Seguro?

Agora, ao acionar o aplicativo, o IMEI do aparelho — número de identificação único — será registrado no cadastro nacional de celulares roubados.

LEIA TAMBÉM

Caso um novo chip seja ativado no dispositivo, o usuário receberá uma notificação e deverá comparecer a uma delegacia para a devolução do aparelho. Caso contrário, poderá responder por crime, dependendo da investigação.

A ideia de implementar essa funcionalidade surgiu após o presidente Lula conhecer um modelo semelhante que já opera no Piauí. Desde o lançamento do Celular Seguro, em dezembro de 2023, o governo tem trabalhado para ampliar as ferramentas de segurança digital. Até o momento, mais de 2,5 milhões de pessoas já se cadastraram no sistema.

Cadastro simples no app Celular Seguro

O aplicativo está disponível para Android e iOS e permite que os usuários registrem seus números para bloqueio remoto em caso de roubo, furto ou perda. Além disso, o serviço possibilita cadastrar “pessoas de confiança”, que podem disparar alertas caso o titular do aparelho não consiga acessar o sistema.

Para reforçar o combate ao crime, o Ministério da Justiça também enviou ao Planalto um projeto de lei que aumenta a pena para receptação de celulares roubados, podendo chegar a 12 anos de prisão.