Charlotte Alice Peet
Jornalista britânica desaparece no Brasil e mobiliza buscas
nova legislação
A regulamentação prevê situações em que o uso do celular será permitido, mediante comprovação por documento oficial.
O governo federal oficializou nesta quarta-feira (19) as regras para a restrição do uso de celular na escola em instituições de ensino público e privado da educação básica. A regulamentação, estabelecida por meio de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União.
A nova legislação prevê que cada escola poderá adaptar as diretrizes conforme o seu contexto, garantindo a participação da comunidade escolar no processo. Além disso, o decreto estabelece:
A regulamentação prevê situações em que o uso do celular será permitido, mediante comprovação por documento oficial, como:
Os sistemas de ensino poderão definir outros métodos de comprovação para flexibilizar o cumprimento da norma.
LEIA TAMBÉM
As instituições de ensino serão responsáveis por estabelecer medidas para o não cumprimento das regras, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Educação e das normas federais já existentes.
Além disso, o governo reforçou a obrigação das escolas de promoverem ações de conscientização sobre os riscos do uso excessivo de celulares e outros dispositivos eletrônicos.
Como parte da estratégia para reduzir os impactos negativos da tecnologia na educação, as escolas deverão oferecer:
A regulamentação busca garantir um ambiente mais adequado para o aprendizado, reduzindo as distrações e promovendo um uso mais responsável da tecnologia dentro das escolas.
FIQUE LIGADO!
DE NOVO?
O LEÃO ESTÁ DE OLHO!
'BUSÃO' NAS 28 CIDADES DA RMC