Fique sabendo

Curitiba de Volta ao Centro: ações que melhoram mobilidade e qualidade de vida

A iniciativa visa recuperar o protagonismo da região central

curitiba-de-volta-ao-centro
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Com melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana, o Centro de Curitiba vai passar por uma transformação. O coração da capital paranaense receberá uma revitalização histórica, que promete atrair mais pessoas para a região.

O “Programa Curitiba de Volta ao Centro“, lançado pela Prefeitura de Curitiba, prevê obras no Centro. A iniciativa visa recuperar o protagonismo da região central, além de simbolizar as comemorações do aniversário de 332 anos de Curitiba.

A partir da criação do projeto, foi desenvolvida a Comissão de Redesenvolvimento do Centro de Curitiba. O “Programa Curitiba de Volta ao Centro” vai ouvir a população e contar com ações coordenadas sob a liderança da Prefeitura.

Revitalização vai melhorar a mobilidade urbana no Centro de Curitiba

Entre as ações previstas, estão melhorias no Centro Histórico de Curitiba e mobilidade urbana. O projeto prevê requalificação de ruas e calçadas, restauração de prédios, criação de ciclovias, iluminação cênica de monumentos e muito mais.

A longo prazo, também estão previstas no plano obras de infraestrutura como, por exemplo, a renovação da Rua Emiliano Perneta. As frentes de ação têm o objetivo de recuperar o protagonismo do Centro de Curitiba. Além disso, o projeto pretende devolver a região central a quem constrói a cidade diariamente. Confira:

Renovação do Centro Histórico

A história e a cultura de Curitiba se encontram no Centro Histórico, que passa por um amplo processo de revitalização.

  • Restauração de prédios emblemáticos: Como o Cine Lido e o Solar da Cultura, reforçando a identidade cultural da região;
  • Iluminação cênica de monumentos: Valorizando a arquitetura histórica e incentivando o turismo noturno;
  • Aproveitamento de espaços públicos: A Rua da Memória e o Largo da Ordem recebem melhorias na infraestrutura para ampliar a convivência e a oferta de atividades culturais.

Mobilidade

A mobilidade urbana é um pilar essencial para garantir o acesso de todos ao Centro e melhorar a qualidade de vida.

  • Requalificação de ruas e calçadas: Implantação de asfalto novo, calçadas acessíveis e sinalização revitalizada para pedestres;
  • Rede cicloviária e transporte sustentável: Criação de ciclovias e estímulo ao uso do transporte coletivo, tornando o Centro mais fácil de percorrer;
  • Projetos de lazer e convívio: Trechos como a Rua Marechal Deodoro são fechados aos domingos, incentivando a circulação de pedestres e promovendo atividades culturais e esportivas.  

Para a população poder vivenciar ainda mais os espaços públicos do Centro de Curitiba, é possível aproveitar a meia tarifa de ônibus a R$ 3 aos domingos.

LEIA TAMBÉM

Uma das principais iniciativas do projeto é o Domingo no Centro, que ocorre em comemoração aos 332 anos da cidade. A ação acontece aos domingos do mês de março no trecho entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nácar, das 9h às 15h.

No dia 30 de março, último domingo deste mês, a população pode ir ao Centro da cidade e aproveitar atrações culturais, esportivas e de lazer. Além disso, a região é recheada de feirinhas de produtos artesanais, orgânicos e de gastronomia.

Com essas ações, a Prefeitura de Curitiba busca consolidar uma região central onde o desenvolvimento econômico, a proteção do patrimônio histórico e o cuidado com as pessoas andem lado a lado.