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QUANDO A ESMOLA É DEMAIS...
Nesta data que celebra a defesa dos Direitos do Consumidor, também acontecem muitos golpes na internet. Tome cuidado!
Hoje é Dia do Consumidor aqui no Brasil. Todo dia 15 de março, o setor varejista se organiza para reforçar a defesa dos Direitos do Consumidor, conscientizando vendedores e compradores.
A data também serve como um bom pretexto para oferecer descontos, promoções e condições especiais de pagamento. A ideia é movimentar a economia brasileira neste que é um dos meses mais fracos do ano para os varejistas. Mas, com tantas ofertas irresistíveis, surgem também muitas dores de cabeça, como desrespeito aos prazos de entrega e, infelizmente, muitos golpes.
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“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Este antigo provérbio popular fica mais verdadeiro do que nunca em datas cheias de promoções no comércio, como é o caso deste Dia do Consumidor.
Isso significa que se o produto estiver muito mais barato do que a média do mercado, desconfie. Antes de gastar seu rico dinheirinho nesta oferta aparentemente imperdível, você vai precisar pesquisar pelo nome da loja para descobrir se ela é confiável, e verificar se não existem reclamações sobre ela por aí. Normalmente, essas coisas aparecem logo na primeira página dos resultados da busca.
E se a oferta vier de alguém como um vendedor autônomo, por exemplo, a cautela deve ser ainda maior. Procure recomendações de amigos e conhecidos de verdade, que já compraram com aquela pessoa, para ter certeza de não cair nas garras de um golpista.
Evitar pagamentos diretos, como em dinheiro vivo ou Pix, pode ser outra medida razoável de se tomar neste período. Afinal, exigir essa grana de volta caso a compra dê problemas vai ser bem mais trabalhoso, já que depende da boa vontade de terceiros. Já se pagar com cartão de crédito, a administradora do cartão pode acabar cancelando a transação ao confirmar o golpe, estornando seu dinheiro.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) listou as principais medidas de segurança que todo comprador deve ter ao comprar pela internet — seja em datas como o Dia do Consumidor, ou em qualquer época do ano.
Veja as dicas:
Mas se nada disso adiantou e você ainda assim foi vítima de um golpe, nem tudo está perdido. Apesar da dor de cabeça, o o Brasil possui um Código de Defesa do Consumidor a seu favor — então conte com ele.
Faça a devida denúncia nos órgãos de defesa do consumidor, como Consumidor.Gov e o Procon de sua cidade. Muitos casos são resolvidos através deles. Também vale registrar a ocorrência na polícia, procurando uma delegacia especializada em crimes eletrônicos.
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