Alerta de Golpe!

Golpe Detran: veja como criminosos enganam motoristas com boletos falsos

Os sites falsos oferecem serviços como emissão de guias, regularização de documentos e até leilões fictícios

golpe-detran
Foto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um alerta aos proprietários de veículos sobre golpe do Detran! Os criminosos estão se aproveitando da digitalização dos serviços de pagamento de taxas obrigatórias para aplicar fraudes por meio de sites clonados e mensagens falsas via e-mail, SMS ou aplicativos.

De acordo com a PRF, já foram detectadas páginas que imitam com grande semelhança o Site do Detran estadual. Os sites falsos oferecem serviços como emissão de guias, regularização de documentos e até leilões fictícios.

Segundo a PRF, esses sites que aplicam o “golpe do Detran” geralmente têm endereços semelhantes aos oficiais, mas com pequenas alterações que podem passar despercebidas. Além disso, essas páginas costumam ficar pouco tempo no ar, o que dificulta a ação das autoridades.

LEIA TAMBÉM

Caso seja identificado ou exista a suspeita de um golpe, a orientação  é registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e preservar todos os registros de pagamento e capturas de tela das páginas acessadas.

Confira dicas para evitar cair em golpes envolvendo o Detran

  • Acesse apenas canais oficiais: Utilize exclusivamente o site do Detran do seu estado (como www.detran.pr.gov.br) e verifique se a URL termina com “.gov.br”. Aplicativos oficiais do Detran também são uma opção segura.
  • Não confie em mensagens recebidas por terceiros: O Detran não envia boletos de pagamento por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens. Sempre desconfie de links compartilhados fora dos canais institucionais.
  • Verifique o destinatário do pagamento: Antes de pagar qualquer boleto ou Pix, confirme que a instituição recebedora é um órgão público vinculado ao Governo Estadual.Evite sites que prometem vantagens: Páginas que oferecem descontos em taxas veiculares ou facilidades suspeitas podem ser fraudulentas.
  • Use o Pix com atenção: O pagamento via Pix é seguro, desde que a chave esteja vinculada ao Detran. Nunca pague para chaves ou CNPJs que você não reconheça.
  • Fique atento aos detalhes do boleto: Confira nome do beneficiário, CNPJ e dados bancários antes de concluir qualquer pagamento.
  • Ao buscar o site do Detran em serviços de busca, como o Google, fique atento com links patrocinados, que costumam aparecer na primeira posição da busca, pois é a tática mais utilizada para sites clonados.