fique atento ao prazo!
Receita recebe 5,3 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025
Cuidados na declaração
Cibercriminosos usam táticas sofisticadas para enganar contribuintes no período da declaração.
Com o início do prazo para a entrega do Imposto de Renda 2025, especialistas alertam para o aumento de golpes que visam enganar contribuintes.
A temporada de declaração, que vai de 17 de março a 30 de maio, é considerada um dos períodos mais críticos para ataques digitais no Brasil, onde a intenção é, principalmente, roubar dados sensíveis.
Segundo a ESET, empresa global de cibersegurança, criminosos têm explorado o alto volume de acessos aos sistemas da Receita Federal e o comportamento apressado dos declarantes para aplicar fraudes virtuais.
Entre os métodos mais comuns utilizados pelos golpistas estão:
De acordo com o pesquisador Daniel Barbosa, da ESET Brasil, muitos desses ataques utilizam engenharia social para convencer as vítimas a fornecerem dados pessoais sem verificar a origem da mensagem.
LEIA TAMBÉM
A Receita Federal estima receber cerca de 46,2 milhões de declarações em 2025 — número que representa quase 20% da população brasileira. Esse alto fluxo de informações torna o ambiente digital ainda mais atrativo para cibercriminosos.
O sistema pode ser acessado diretamente pelo e-CAC, sem a necessidade de downloads. Ainda assim, muitos usuários recorrem a buscas na internet e podem acabar em páginas falsas, que imitam o visual do portal oficial e coletam informações confidenciais.
Para proteger seus dados durante a entrega do Imposto de Renda 2025, siga as orientações abaixo:
A principal recomendação dos especialistas é manter a atenção e cautela durante todo o processo de declaração. Atalhos e soluções rápidas podem parecer tentadoras, mas abrir brechas para golpes sérios.
“A segurança digital começa pela prevenção. O contribuinte precisa desconfiar sempre e priorizar os meios oficiais para evitar dores de cabeça”, afirma Barbosa.
INUSITADO
REAJUSTE
Fique sabendo
Programação religiosa de Páscoa