Fique atento ao prazo

Segunda parcela do IPTU Curitiba vence neste domingo

Prazo para pagar a segunda parcela do IPTU Curitiba 2025 termina na terça (22); guias podem ser emitidas online ou pelo app oficial da prefeitura.

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Foto: Isabella Mayer/SECOM

Contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPTU Curitiba 2025 devem ficar atentos ao prazo de vencimento da segunda parcela, marcado para domingo, 20 de abril. No entanto, como a data coincide com o feriado, o pagamento poderá ser feito até terça-feira, dia 22.

Como emitir a guia do IPTU Curitiba

O imposto pode ser dividido em até dez parcelas sem juros, com vencimentos mensais sempre no dia 20, entre os meses de março e dezembro.

Após o recebimento da primeira parcela e do boleto para pagamento à vista pelos Correios, as demais parcelas devem ser emitidas de forma digital.

As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano estão disponíveis nos seguintes canais:

  • Site da Prefeitura de Curitiba
  • Curitiba App (aplicativo oficial)

Para gerar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), é necessário informar:

  • Inscrição Imobiliária e Sublote ou Indicação Fiscal
  • CPF ou CNPJ do titular do imóvel

Também é possível emitir todas as parcelas de uma só vez, facilitando o controle financeiro do contribuinte.

Onde pagar a parcela do IPTU Curitiba

O pagamento do IPTU em Curitiba pode ser feito com diferentes formas e canais bancários. Veja as opções disponíveis:

Bancos conveniados:

Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú/Unibanco, Santander, Sicredi, Sicoob, Mercantil e Ailos

Formas de pagamento:

  • Caixa eletrônico ou internet banking
  • Cartão de débito ou crédito
  • Débito automático
  • PIX

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Como cadastrar o débito automático

Quem preferir pagar via débito automático pode solicitar essa modalidade diretamente no banco de sua preferência, com antecedência mínima de 30 dias em relação ao vencimento da próxima parcela.

A primeira parcela dos contribuintes que já aderiram ao serviço foi debitada em 28 de março. As próximas seguirão o calendário padrão, com vencimento todo dia 20.

Atendimento presencial e digital para dúvidas

Quem não tem acesso à internet pode obter o boleto presencialmente nas Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura de Curitiba. O atendimento pode ser feito com ou sem agendamento.

Canais de atendimento ao contribuinte

  • Portal da Secretaria de Finanças
  • Telefone 156 ou Central 156 (App ou site)
  • WhatsApp da Prefeitura: (41) 99876-2903
  • Agendamento Online para atendimento presencial