Manutenção

Estufa do Jardim Botânico de Curitiba será fechada para limpeza

A estufa do Jardim Botânico será fechada de 28 de abril a 12 de maio para limpeza dos 3,8 mil vidros e manutenção das plantas.

jardim-botanico-curitiba-estufa
Foto: Reprodução / Rede Massa

A estufa do Jardim Botânico de Curitiba será fechada para o público a partir de segunda-feira (28) até o dia 12 de maio. O fechamento ocorre anualmente para realizar a limpeza de 3,8 mil peças de vidro que compõem a estrutura da atração turística.

Como será feita a limpeza da estufa do Jardim Botânico

O objetivo da limpeza é garantir que as espécies da mata atlântica sejam bem-cuidadas e que o ambiente permaneça sempre agradável para os visitantes.

Durante este período de manutenção, os funcionários do Jardim Botânico realizarão uma limpeza tanto interna quanto externa dos vidros. Além disso, será feita a manutenção das plantas dentro da estufa.

A limpeza das peças de vidro será feita com o auxílio de andaimes, utilizando água extraída de um poço artesiano localizado dentro do próprio Jardim Botânico, o que elimina a necessidade de usar água tratada para consumo humano.

LEIA TAMBÉM

Outras áreas do Jardim Botânico permanecem abertas

Embora a estufa esteja fechada, o Jardim Botânico de Curitiba continua oferecendo diversas opções de passeio para os visitantes. A parte externa da estufa, como o Jardim das Sensações e os Campos Curitibanos, continuam acessíveis.

Este último, no final de 2023, recebeu reconhecimento da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), conquistando o primeiro lugar no II Prêmio Helena Quadros.

Limpeza da Galeria das Quatro Estações e Café do Senac

Além da estufa, a Galeria das Quatro Estações e o Café do Senac também passarão por limpeza. Esses espaços ficarão fechados de 5 a 10 de maio, período no qual serão limpas as coberturas de policarbonato.