Fique sabendo

Operação Centro Seguro: projeto de revitalização vai reforçar a segurança pública

O maior projeto de revitalização da história de Curitiba vai reforçar a segurança pública

operacao-centro-seguro
Foto: PMPR

O coração da capital paranaense vai receber o maior projeto de revitalização da história! O “Programa Curitiba de Volta ao Centro” vai garantir segurança reforçada na região central da cidade.

A Prefeitura de Curitiba lançou o plano abrangente para revitalizar a região central. A iniciativa tem o objetivo de recuperar o protagonismo do Centro da cidade, garantindo que o local onde Curitiba nasceu continue a pulsar com vida, diversidade e oportunidades para as próximas gerações.

O maior projeto de revitalização da história de Curitiba vai reforçar a segurança pública. A Operação Centro Seguro foi criada para potencializar o combate ao crime e aumentar a proteção na cidade.

Operação Centro Seguro

Com uma parceria entre os governos municipal e estadual, envolvendo também a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Penal, a Operação Centro Seguro vai aumentar o policiamento no Centro de Curitiba. O objetivo do projeto é contribuir no combate de crimes na cidade.

LEIA TAMBÉM

Além disso, o projeto prevê a ampliação no atendimento da Fundação de Ação Social (FAS) para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ou seja, a operação tem o objetivo de deixar os curitibanos seguros e com boa qualidade de vida.

Reforço da segurança no Centro de Curitiba

O “Programa Curitiba de Volta ao Centro” marca também as comemorações pelo aniversário de 332 anos de Curitiba. O projeto trará melhorias na infraestrutura, segurança, moradia, turismo, lazer e cultura. 

Entre as frentes de ação que, em conjunto, visam revitalizar o coração da cidade de forma integrada, estão a segurança e o atendimento à população em situação de rua. Confira:

Segurança

A sensação de segurança é determinante para que as pessoas se sintam confiantes em frequentar o Centro a qualquer hora do dia ou da noite.

  • Operação Integrada Centro Seguro: Ação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, reforçando o policiamento ostensivo e o combate a crimes como furtos e tráfico;
  • Ampliação da Muralha Digital: Mais câmeras de monitoramento inteligente, integradas a um centro de controle para ações preventivas;
  • Iluminação pública modernizada: Substituição de luminárias convencionais por LED, aumentando a visibilidade e a segurança noturna.

Atendimento à população em situação de rua

O atendimento à população em situação de rua é uma prioridade social do Plano, buscando soluções integradas de acolhimento e reinserção.

  • Abordagem especializada: Equipes de assistência social atuam na oferta de vagas em abrigos, serviços de saúde e oportunidades de recomeço;
  • Ampliação da Rede de Proteção Social: Novas unidades do FAS SOS e parcerias com organizações não governamentais para fornecer suporte e acompanhamento contínuo;
  • Combate à vulnerabilidade: Iniciativas de qualificação profissional, apoio psicológico e encaminhamento para políticas públicas de habitação. 

Uma das principais iniciativas do projeto é o Domingo no Centro, que ocorre em comemoração aos 332 anos da cidade. A ação acontece aos domingos do mês de março no trecho entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nácar, das 9h às 15h.

No dia 30 de março, último domingo deste mês, a população pode ir ao Centro da cidade e aproveitar atrações culturais, esportivas e de lazer. Além disso, a região é recheada de feirinhas de produtos artesanais, orgânicos e de gastronomia.

Com essas ações, a Prefeitura de Curitiba busca consolidar uma região central onde o desenvolvimento econômico, a proteção do patrimônio histórico e o cuidado com as pessoas andem lado a lado.