Progresso dos trabalhos
Progresso das obras da Ponte de Guaratuba avança para 55,7%
Cuidado com o meio ambiente
No Brasil, a média de redução atingiu 32,4%. Estado ficou entre os três que mais controlaram a prática.
O Paraná reduziu o desmatamento ilegal em 2024. A queda de 64,9% coloca o estado em 3º lugar, registrando o dobro da média nacional (32,4%).
O estado em terceiro lugar no ranking de redução, atrás de Distrito Federal (-95,1%) e de Goiás (-71,9%).
A área desmatada caiu de 1.230 hectares em 2023 para 432 hectares neste ano. Em quatro anos, a redução acumulada chega a impressionantes 95%, conforme dados da Fundação SOS Mata Atlântica.
De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), a fiscalização ambiental rigorosa tem sido determinante para os resultados positivos. Entre 2021 e 2024:
Todo o valor arrecadado com multas ambientais é destinado ao Fundo Estadual do Meio Ambiente, que financia projetos de recuperação e preservação da natureza no território paranaense.
LEIA TAMBÉM
A engenheira florestal Aline Canetti, do Núcleo de Inteligência Geográfica (NGI), explicou a diferença entre os dados da SOS Mata Atlântica e os do MapBiomas:
Essa metodologia mais precisa permitiu localizar fragmentos menores de desmatamento, comuns no território paranaense.
Entre 2019 e 2024, o Paraná atendeu 82,2% das ocorrências ambientais registradas, com 77% das denúncias resultando em autuações.
Segundo o diretor-presidente do IAT, Everton Souza:
“Reduzir o desmatamento é uma obsessão no Paraná. O Estado se tornou ainda mais vigilante, e conseguimos salvar muitas florestas. Não há acomodação.”
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, complementa:
“Queremos zerar o desmatamento ilegal e multiplicar as áreas de floresta por meio de reflorestamento e conservação. A Mata Atlântica merece. O nosso Paraná merece.”
Segurança e Energia
Não pode!
Vai ter pensão?
Calçada da Fama