“Friaca do Djanho”
Temperatura em Curitiba bate recorde e cidade vive dia mais frio do ano
Previdência do Paraná
Beneficiários da Paranaprevidência precisam atualizar seus dados até o mês de aniversário para evitar o bloqueio dos pagamentos.
A Paranaprevidência reforça que aposentados e pensionistas vinculados à instituição devem realizar o recadastramento anual até o último dia do mês de nascimento. A medida é obrigatória e tem como objetivo manter o cadastro atualizado e garantir a continuidade no pagamento dos benefícios.
Dos mais de 135 mil beneficiários, cerca de 116 mil estão convocados a realizar a atualização em 2025. Até o momento, mais de 68 mil já concluíram o processo, mas ainda restam quase 48 mil pendentes.
A falta de atualização pode resultar no bloqueio dos pagamentos. Somente entre fevereiro e março, mais de 2,2 mil benefícios foram suspensos por ausência de recadastramento.
Segundo o diretor-presidente da autarquia, Felipe Vidigal, os beneficiários costumam procurar a instituição apenas após o não recebimento do valor, o que causa transtornos.
“Nosso objetivo é evitar esse tipo de situação, garantindo que todos façam a atualização dentro do prazo”, afirma Vidigal.
LEIA TAMBÉM
O calendário da Paranaprevidência determina que o recadastramento deve ser feito até o fim do mês de aniversário do segurado.
O modelo foi adotado para evitar acúmulo de atualizações no fim do ano, como ocorreu em 2023. A nova metodologia permite que o processo ocorra de forma mais equilibrada ao longo dos meses.
Apesar disso, os beneficiários podem se antecipar e realizar a atualização antes do mês de nascimento.
O recadastramento é feito exclusivamente em formato digital, o que elimina a necessidade de ir presencialmente aos postos de atendimento. As opções disponíveis são:
Para acessar, o usuário deve informar CPF e senha. Caso não lembre a senha, é possível redefini-la no próprio sistema clicando em “Recuperar/Alterar senha”, e seguir as instruções recebidas por e-mail ou SMS.
No site, também é possível consultar o calendário completo do recadastramento 2025.
Os pensionistas universitários têm um cronograma diferenciado: devem realizar a atualização cadastral duas vezes ao ano, nos meses de abril e agosto, conforme o semestre letivo.
O procedimento também é 100% digital, e as orientações específicas estão disponíveis no site da Paranaprevidência e no Portal da Educação Previdenciária.
EPISÓDIO NOVO NO AR!
Fique sabendo
Atenção, estudantes!
Ataque cibernético?