Segurança no Trânsito
Ciclistas flagrados ‘pegando rabeira’ vão levar multa de R$ 500 em Curitiba
LUTO
Irmã Inah, educadora gaúcha e freira teresiana, morreu aos 116 anos em Porto Alegre. Ela era reconhecida como a pessoa mais velha do mundo.
A pessoa mais velha do mundo, Irmã Inah Canabarro Lucas, faleceu na última quarta-feira (30), em Porto Alegre, aos 116 anos. Nascida em 27 de maio de 1908, no município de São Francisco de Assis (RS), a freira gaúcha era bisneta do general David Canabarro, figura histórica da Revolução Farroupilha.
Membro da Congregação das Irmãs Teresianas desde 1927, Irmã Inah dedicou quase um século à vida religiosa e à educação, atuando como professora em diversas disciplinas.
Durante sua trajetória, Irmã Inah testemunhou eventos históricos marcantes, como as duas guerras mundiais, além de ter convivido com dez papas diferentes ao longo de sua vida.
Como educadora, lecionou português, matemática, ciências, história, arte e religião em colégios teresianos localizados no Rio de Janeiro, Itaqui e Santana do Livramento.
LEIA TAMBÉM
A freira também se destacou pela fundação da banda marcial do Colégio Santa Teresa, que chegou a contar com 115 instrumentos e se apresentou em diversos eventos no Brasil, Uruguai e Argentina. Além disso, colaborou na criação da banda do Liceu Pomoli, em Rivera, no Uruguai.
Seu trabalho com jovens e com a música escolar marcou gerações e ampliou seu legado como educadora e líder comunitária.
Torcedora do Sport Club Internacional, fundado em 1909, Irmã Inah acompanhou de perto a história do time desde os primeiros anos. Sua paixão pelo clube era conhecida entre colegas e alunos.
Com a sua morte, o título de pessoa mais velha do mundo passa para a inglesa Ethel Caterham, nascida em 21 de agosto de 1909, atualmente com 115 anos.