MAIS FACILIDADE!

Pix parcelado será lançado em setembro; veja como funciona

O Pix parcelado chega em setembro, permitindo o pagamento em parcelas, similar ao cartão de crédito. Veja como funciona essa novidade do Banco Central.

pix-parcelado
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Banco Central confirmou que o Pix parcelado será lançado em setembro de 2024, trazendo uma nova opção de pagamento para consumidores e lojistas.

A funcionalidade permitirá parcelar transações, funcionando de forma semelhante ao crédito rotativo dos cartões.

Além disso, o BC anunciou outras mudanças no sistema de pagamentos instantâneos, como o Pix em garantia, previsto para 2026, e a modernização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que estreia em outubro de 2024.

LEIA TAMBÉM

Como funciona o Pix parcelado?

O Pix parcelado possibilita que o pagador contraia um crédito para dividir o pagamento de uma compra em várias parcelas. O recebedor recebe o valor integral no momento da transação, enquanto o pagador quita a dívida de forma parcelada, com a incidência de juros.

A novidade pode ampliar o uso do Pix no varejo, tornando-se uma alternativa para quem não tem acesso a cartões de crédito tradicionais. Segundo o Banco Central, o recurso estará disponível para todas as transações via Pix, incluindo transferências entre pessoas físicas.

Outras novidades do Pix

Além do Pix parcelado, o Banco Central anunciou novas funcionalidades para o sistema de pagamentos:

Pix em garantia (2026)

A partir de 2026, empresas poderão oferecer valores futuros de recebíveis de Pix como garantia para obter crédito com taxas mais baixas. O objetivo é facilitar o acesso a financiamentos para pequenos e médios empreendedores.

Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (outubro/2024)

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) ganhará uma versão mais moderna em outubro de 2024. Com a atualização, vítimas de golpes e fraudes poderão solicitar a devolução do valor diretamente pelo aplicativo do banco, sem precisar entrar em contato com a instituição financeira.

Mudança nos comprovantes para evitar fraudes

Desde o dia 1º de abril, o Banco Central implementou uma mudança para combater o golpe do falso comprovante de Pix. Agora, os recibos de transações terão ícones diferentes:

Pix concluído: Ícone de check ✅
Pix agendado: Ícone de calendário e relógio ⏳

Essa alteração facilita a identificação de transações concluídas, reduzindo fraudes em pagamentos via Pix.