Habitação Social
Programa inédito facilita financiamento para idosos no Paraná
Progresso dos trabalhos
Projeto da estrutura e execução impressionam pelos volumes de material utilizados até agora.
A construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais esperadas do litoral do Paraná, já atingiu 55,7% de execução física, segundo o relatório técnico mais recente.
Segundo o governo estadual, os marcos importantes nas fundações e na montagem da superestrutura, a obra segue dentro do cronograma e representa um avanço significativo para a mobilidade urbana e logística da região.
Em abril, a equipe técnica deu continuidade à instalação das estacas do trecho pré-moldado, com etapas de cravação, escavação e concretagem.
Além disso, novas vigas longarinas e a aduela de partida foram lançadas em dois apoios principais da futura pista sobre a baía.
No segmento estaiado — que receberá a estrutura metálica central —, a construção também evoluiu. Já foram fabricadas 81 vigas, das quais 65 já foram lançadas.
As pré-lajes de concreto continuam sendo instaladas, preparando o caminho para a aplicação da laje definitiva.
O projeto da Ponte de Guaratuba impressiona pelos volumes de material utilizados até agora:
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, a ponte deve consumir, ao todo, cerca de 10 mil toneladas de aço, o equivalente ao que foi usado na construção da Torre Eiffel.
LEIA TAMBÉM
Habitação Social
Programa inédito facilita financiamento para idosos no Paraná
Conquista do imóvel
Casa Fácil Paraná alcança 110 mil famílias e anuncia novos investimentos
Campanha de imunização
Vacinação contra a gripe terá ação gratuita em Curitiba nesta quarta
Avanço na segurança pública
Taxa de homicídios no Paraná tem forte queda, aponta estudo
A infraestrutura da parte estaiada está quase finalizada, com estacas, blocos de coroamento e pilares das torres principais já concluídos. A aduela de partida do apoio 04 foi concretada e a do apoio 05 está em fase de armação.
Nos acessos à ponte, as obras seguem em ritmo intenso. Do lado de Guaratuba, acontecem escavações, aplicação de solo grampeado e terraplenagem.
Em Matinhos, foi finalizado o desvio provisório que será integrado ao acesso para Cabaraquara, incluindo a pavimentação.
Com um investimento de R$ 215,5 milhões, a obra já consumiu mais da metade dos recursos previstos, segundo o boletim físico-financeiro.
A previsão de entrega é abril de 2026. Quando concluída, a ponte terá:
O projeto contempla acessibilidade, segurança e mobilidade tanto para veículos quanto para pedestres e ciclistas, conectando os municípios com mais fluidez e confiabilidade.
Câmara de São Paulo
COOPERATIVISMO
O PAPA É POP
Fique sabendo