Progresso dos trabalhos

Progresso das obras da Ponte de Guaratuba avança para 55,7%

Projeto da estrutura e execução impressionam pelos volumes de material utilizados até agora.

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Foto: Rodrigo Félix Leal/SEIL-PR

A construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais esperadas do litoral do Paraná, já atingiu 55,7% de execução física, segundo o relatório técnico mais recente.

Segundo o governo estadual, os marcos importantes nas fundações e na montagem da superestrutura, a obra segue dentro do cronograma e representa um avanço significativo para a mobilidade urbana e logística da região.

Avanços na fundação e estrutura da Ponte de Guaratuba

Em abril, a equipe técnica deu continuidade à instalação das estacas do trecho pré-moldado, com etapas de cravação, escavação e concretagem.

Além disso, novas vigas longarinas e a aduela de partida foram lançadas em dois apoios principais da futura pista sobre a baía.

No segmento estaiado — que receberá a estrutura metálica central —, a construção também evoluiu. Já foram fabricadas 81 vigas, das quais 65 já foram lançadas.

As pré-lajes de concreto continuam sendo instaladas, preparando o caminho para a aplicação da laje definitiva.

Obra da Ponte de Guaratuba em números

O projeto da Ponte de Guaratuba impressiona pelos volumes de material utilizados até agora:

  • 2,5 mil toneladas de aço
  • 17 mil metros cúbicos de concreto
  • 250 toneladas de gelo, empregadas no controle da temperatura durante a hidratação do cimento

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, a ponte deve consumir, ao todo, cerca de 10 mil toneladas de aço, o equivalente ao que foi usado na construção da Torre Eiffel.

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A infraestrutura da parte estaiada está quase finalizada, com estacas, blocos de coroamento e pilares das torres principais já concluídos. A aduela de partida do apoio 04 foi concretada e a do apoio 05 está em fase de armação.

Nos acessos à ponte, as obras seguem em ritmo intenso. Do lado de Guaratuba, acontecem escavações, aplicação de solo grampeado e terraplenagem.

Em Matinhos, foi finalizado o desvio provisório que será integrado ao acesso para Cabaraquara, incluindo a pavimentação.

Previsão de entrega e características da ponte

Com um investimento de R$ 215,5 milhões, a obra já consumiu mais da metade dos recursos previstos, segundo o boletim físico-financeiro.

A previsão de entrega é abril de 2026. Quando concluída, a ponte terá:

  • 1.244 metros de extensão
  • 4 faixas de tráfego
  • 2 faixas de segurança
  • Ciclovia com calçadas laterais
  • Barreiras rígidas em concreto
  • Guarda-corpo nas extremidades

O projeto contempla acessibilidade, segurança e mobilidade tanto para veículos quanto para pedestres e ciclistas, conectando os municípios com mais fluidez e confiabilidade.