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Para executar as lajes dos dois vãos, foram utilizados 120 metros cúbicos de concreto, o equivalente a 15 caminhões betoneira.
As obras da Ponte de Guaratuba atingiram um novo marco neste mês de abril com a concretagem de dois vãos no trecho pré-moldado da estrutura. A etapa representa um avanço significativo na superestrutura da ponte, que vai conectar os municípios de Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná.
Para executar as lajes dos dois vãos, foram utilizados 120 metros cúbicos de concreto, o equivalente a 15 caminhões betoneira. A operação durou cerca de 12 horas ininterruptas e contou com a participação de 40 profissionais, entre operários, engenheiros e técnicos.
Cada vão corresponde à distância entre dois apoios consecutivos, sustentados por pilares e fundações. No total, a ponte terá 23 vãos, sendo 20 no trecho pré-moldado e 3 no segmento estaiado.
A tecnologia utilizada nesta fase inclui estruturas pré-moldadas, produzidas no canteiro de obras e instaladas diretamente sobre os apoios. O processo é realizado em etapas:
Esse método dispensa escoramentos tradicionais, acelerando a construção e mantendo a qualidade estrutural.
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Segundo a engenheira Larissa Vieira, do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a obra avança com foco em segurança, qualidade e sustentabilidade. Já o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, destaca a importância da integração entre planejamento e execução para garantir os prazos.
O engenheiro Douglas Oening, do Consórcio Supervisor, reforça que todas as etapas estão sendo monitoradas rigorosamente, conforme os padrões técnicos exigidos.
Com 1.244 metros de extensão, a ponte de Guaratuba contará com:
Em fevereiro, a obra já havia atingido 44,2% de execução, demonstrando o ritmo acelerado dos trabalhos no local.
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