Previsão do tempo
Alerta amarelo de tempestade coloca 201 cidades em perigo: veja a lista
VAI DESCER?
O boletim aponta 46 locais com bandeira azul no Paraná, indicando águas próprias para banho e lazer. Veja os detalhes e os pontos monitorados.
O mais recente boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta sexta-feira (3), revelou que 70% dos pontos monitorados no Paraná estão próprios para banho.
No total, 46 dos 66 locais avaliados receberam bandeira azul, garantindo segurança para atividades recreativas.
No litoral, 18 pontos foram classificados como impróprios. Destaque para locais na Ilha do Mel, como a Praia de Encantadas, além de balneários em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.
Os pontos impróprios estão, principalmente, próximos às fozes dos rios, locais onde há maior concentração de esgoto sanitário clandestino. Esses trechos não são recomendados para banho ou práticas esportivas.
Nas regiões Oeste e Norte, houve avanço. Agora, 15 áreas têm bandeira azul, duas a mais que no boletim anterior. Cidades como Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, entre outras, apresentam boas condições de balneabilidade.
LEIA TAMBÉM
A única exceção é a prainha de São Miguel do Iguaçu, considerada imprópria para banho.
O monitoramento utiliza o indicador Escherichia coli, bactéria presente em esgoto. Altos níveis apontam maior risco de contaminação e possíveis doenças, como gastroenterite, hepatite A e febre tifoide.
As amostras são coletadas semanalmente e avaliadas no laboratório do IAT, em Curitiba, garantindo atualizações frequentes durante o verão.
Os usuários podem acessar a lista de praias próprias e impróprias para banho no Paraná clicando aqui, ou então no site do IAT, na seção Monitoramento/Balneabilidade, pelo aplicativo “Balneabilidade Paraná”, disponível para Android. Nos balneários, banners azuis indicam locais seguros, enquanto os vermelhos alertam para áreas impróprias.
Com água de reúso e sabão neutro
TRAGÉDIA AMBIENTAL
Educação à distância
Fique sabendo