Resolução publicada

Preço dos remédios tem aumento nesta segunda com reajuste de 5%

A medida restabelece o teto para o preço dos remédios vendidos em farmácias e drogarias de todo o Brasil.

preco-dos-remedios
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O preço dos remédios vai aumentar a partir desta segunda-feira (31), de acordo com a Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), publicada no Diário Oficial da União.

Teto para o reajuste do preço dos remédios é publicado

A medida restabelece o teto para o preço dos remédios vendidos em farmácias e drogarias de todo o Brasil. As empresas que detêm o registro dos remédios estão autorizadas a ajustar os preços, de acordo com a resolução. Confira o reajuste máximo permitido:

  • nível 1: 5,06%;
  • nível 2: 3,83%;
  • nível 3: 2,60%.

LEIA TAMBÉM

Novo cálculo para os preços dos remédios

O conselho da CMED definiu os novos valores a partir da inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

As farmácias, drogarias, laboratórios, distribuidores e importadores de remédios não podem cobrar um valor maior que o permitido pela CMED.

O reajuste no preço dos medicamentos não deve ocorrer de forma imediata, entretanto, uma vez definido, os fornecedores, farmacêuticas, distribuidores e lojistas estão autorizados a ajustar o preço de cada produto, respeitados o teto legal e estratégias diante da concorrência.

Para conferir a lista completa com os preços máximos permitidos para cada remédio, clique aqui.