aumento nos preços

Romance em baixa! Dia dos Namorados terá menos presentes no Paraná

Roupas, bolsas e calçados são os itens mais escolhidos como presente Dia dos Namorados, segundo pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR.

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Foto: Ilustração / Freepik

Roupas, bolsas e calçados devem liderar as escolhas de presentes para o Dia dos Namorados entre os paranaenses. No entanto, uma pesquisa da Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, aponta que 60,6% da população do estado não pretende comprar nada para comemorar a data em 12 de junho.

Roupas lideram na escolha de presente no Dia dos Namorados

Durante a pesquisa, 43,4% dos entrevistados informaram que não vão comprar presentes e 17,2% ainda estão indecisos. Entre os que não vão às compras, os principais motivos são:

  • 34,5% não têm namorado(a) ou companheiro(a);
  • 20,7% não comemoram a data;
  • 18,6% não querem gastar;
  • Apenas 11,7% citam dificuldades financeiras.

Locais de compra mais buscados pelos ‘últimos românticos’

Para os “últimos românticos” que pretendem comprar presentes para comemorar o Dia dos Namorados, o comércio de rua é o principal canal de compras, com 35,2% das preferências, superando o e-commerce (29,6%) e os shoppings (24,7%). Segundo a pesquisa, as mulheres preferem comprar online (35,2%), enquanto os homens optam mais por lojas físicas.

A internet também lidera como ferramenta de pesquisa, usada por 66,8% das mulheres e 50,4% dos homens. Os itens mais desejados para a ocasião são:

  • Roupas, bolsas e calçados – 46%
  • Perfumes e cosméticos – 24,5%
  • Joias e acessórios – 13,8%

Além disso, muitos homens também optam por jantares românticos (16,9%) e flores (13,1%).

Mulheres demonstram interesse por roupas (21%), perfumes (9,1%) e viagens (6,5%). Já homens destacam eletroeletrônicos (8,5%) e produtos para barba.

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Valor médio do presente

O tíquete médio estimado é de R$ 197,53, com os homens gastando mais (R$ 213,96) que as mulheres (R$ 176,81).

A qualidade do presente é o fator decisivo para 31,8% dos consumidores. O custo-benefício e o atendimento também influenciam na decisão.