Igreja de olho na chaminé
Quando será escolhido o novo papa? Conclave começa em maio
Conclave
Aos 79 anos, cardeal da Guiné é visto como possível sucessor de Francisco e pode se tornar o primeiro papa africano e negro da história da Igreja.
O nome do cardeal Robert Sarah, da Guiné, ganha força entre os cotados para se tornar o próximo papa. Aos 79 anos, ele é considerado um dos favoritos da ala conservadora da Igreja Católica e, caso seja eleito em um futuro conclave, poderá ser o primeiro africano e também o primeiro negro a assumir o papado.
Conhecido por sua postura tradicionalista, Sarah é apontado como um nome influente no cenário da sucessão de Francisco.
Nascido em 15 de junho de 1945, no vilarejo de Ourous, na Guiné, Robert Sarah enfrentou diversos desafios para seguir sua vocação religiosa. Após o ensino médio, seguiu para a Costa do Marfim e depois retornou à Guiné para concluir seus estudos.
Foi ordenado sacerdote em 1969, tornando-se, dez anos depois, o bispo mais jovem do mundo, nomeado arcebispo de Conacri por João Paulo II aos 34 anos.
Sarah construiu uma sólida carreira no Vaticano. Entre os principais cargos, destacam-se:
Ele também participou do conclave de 2013, que elegeu o papa Francisco, e é novamente visto como um possível sucessor no próximo ciclo da Igreja Católica.
LEIA TAMBÉM
A liderança de Sarah é marcada por posições conservadoras. Nomeado cardeal em 2010 pelo papa Bento XVI, ele se tornou uma das principais vozes críticas às reformas promovidas por Francisco.
Em 2023, por exemplo, manifestou-se contra a autorização para bênçãos a casais do mesmo sexo. Segundo ele, tais uniões “estariam na prisão do pecado” e a Igreja deveria preservar a fidelidade à palavra de Deus.
Caso seja eleito, Sarah será o primeiro papa africano da era moderna e o primeiro negro a ocupar o Trono de São Pedro. Sua eleição representaria um marco histórico para a Igreja Católica, especialmente pela representatividade e pelas raízes do cristianismo no continente africano.
Segurança no Trânsito
Abastecimento comprometido
Esclarecimento Oficial
Fique sabendo