Segurança no transporte

Curitiba declara “guerra” contra as “rabeiras” em ônibus

Curitiba cria patrulha para combater rabeira em ônibus e outras infrações no transporte coletivo. Lei prevê multa e apreensão de bicicletas.

rabeira-em-onibus
Foto: Reprodução/Rede Massa

“Pegar rabeira” em ônibus passa a ser alvo de uma nova força de segurança em Curitiba. O prefeito Eduardo Pimentel vai assinar, nesta segunda-feira (19), o decreto que cria a Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo, grupo especializado da Guarda Municipal.

Rabeira em ônibus terá multa e patrulhamento em Curitiba

Com atuação voltada à segurança no transporte público, a nova patrulha será responsável por coibir furtos, casos de assédio e comportamentos de risco, como a rabeira, especialmente nas vias exclusivas de ônibus.

Além da criação da patrulha, o prefeito também vai sancionar a lei que estabelece multa e apreensão de bicicletas para quem for flagrado praticando rabeira em ônibus. A medida busca inibir esse tipo de infração que coloca em risco ciclistas, motoristas e passageiros.

Durante o evento, será anunciada ainda uma nova ferramenta tecnológica que reforça a fiscalização. A função “rabeira” será integrada aos painéis eletrônicos dos ônibus, permitindo que motoristas alertem, em tempo real, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs sobre a presença de ciclistas em situação de risco.

LEIA TAMBÉM

Patrulha especializada da Guarda Municipal começa a atuar

As equipes da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo serão treinadas para identificar e intervir em ocorrências dentro do sistema de transporte. O objetivo é oferecer mais segurança aos usuários e prevenir comportamentos imprudentes, como a tentativa de pegar carona na traseira de ônibus.

Segundo a prefeitura, a nova patrulha faz parte de um conjunto de ações voltadas à mobilidade segura e à valorização do transporte público, fortalecendo o controle e a resposta rápida às situações de risco.

Tragédia aumentou a discussão sobre o tema

A morte do adolescente Lucas Vicente, de 15 anos, em abril, aumentou o debate sobre a necessidade de acabar com as rabeiras em ônibus. O jovem foi atropelado por um ônibus na Linha Verde enquanto praticava rabeira.

A votação do projeto foi acompanhada pelo pai do garoto, e a medida visa evitar novos acidentes e preservar vidas no trânsito da capital paranaense.