Segurança pública
Polícia recupera equipamento de som roubado avaliado em R$ 375 mil
atenção!
Prazo para regularizar o título de eleitor termina em 19 de maio. Quem não estiver em dia pode ter o documento cancelado pela Justiça Eleitoral.
O prazo para quem precisa regularizar título de eleitor junto à Justiça Eleitoral se encerra nesta segunda-feira (19), e quem não estiver com a situação regularizada pode ter o título cancelado.
Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 145 mil pessoas já regularizaram o documento. No entanto, ainda há 5,1 milhões de eleitores em situação irregular que correm risco de cancelamento do título.
A verificação pode ser feita de forma simples pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No menu Autoatendimento Eleitoral, basta acessar a opção “Consultar situação eleitoral”.
O serviço também está disponível gratuitamente via aplicativo e-Título ou nos cartórios eleitorais.
Devem regularizar a situação os eleitores que:
Para esses casos, o procedimento até o dia 19 é simples: o pagamento da multa eleitoral é suficiente para evitar o cancelamento. Após essa data, será necessário apresentar documentos adicionais, como comprovante de endereço.
LEIA TAMBÉM
O pagamento da multa pode ser feito por:
A quitação eleitoral ocorre automaticamente após o pagamento ser processado. Em caso de impossibilidade financeira, o juiz eleitoral pode dispensar a multa mediante solicitação.
Estão isentos da obrigatoriedade de regularizar o título:
Além disso, títulos de eleitores falecidos podem ser cancelados mediante apresentação da certidão de óbito por familiares ou partidos políticos.
Estar em dia com a Justiça Eleitoral garante não apenas o direito de votar e se candidatar, mas também: