Fique sabendo

Revitalização no Centro de Curitiba vai impulsionar comércio e turismo

O coração da capital paranaense receberá uma revitalização que promete atrair mais turistas

revitalizacao-centro-curitiba
Foto:Cesar Brustolin/SMCS

O “Programa Curitiba de Volta ao Centro“, iniciativa lançada pela Prefeitura de Curitiba, prevê o impulsionamento na região central. O projeto de revitalização vai fortalecer o comércio e movimentar a economia local.

O coração da capital paranaense receberá uma revitalização que promete atrair mais turistas para a região. O maior projeto de revitalização da história de Curitiba tem o objetivo de recuperar o protagonismo do Centro da cidade. Assim, a região onde Curitiba nasceu vai continuar com diversidade e oportunidades para as gerações futuras.

O projeto contará com a Comissão de Redesenvolvimento do Centro de Curitiba. Entre as ações previstas, estão melhorias na infraestrutura, turismo, lazer e cultura. Também está prevista a cooperação entre o poder público e a iniciativa privada para promover eventos, fortalecer a economia e atrair investimentos.

Obras no Centro de Curitiba vão movimentar a economia local

Com o projeto, a Prefeitura de Curitiba busca cultivar raízes e recuperar o protagonismo da região central. Entre as frentes de ação do plano, estão a fomentação do turismo e do comércio. Veja:

Turismo e Comércio

O Centro é o cartão de visitas de Curitiba, reunindo pontos históricos, estabelecimentos comerciais e serviços que movimentam a economia local.

  • Fortalecimento do comércio: Desburocratização de alvarás e incentivos para empreendedores investirem na região central;
  • Atração de turistas: Eventos culturais, gastronômicos e esportivos ampliam a visibilidade do Centro, gerando renda e oportunidades para comerciantes;
  • Parceria com a ACP (Associação Comercial do Paraná): Diálogo constante com empresários para aprimorar a infraestrutura e a segurança, mantendo o comércio ativo e atrativo.

Uma das principais iniciativas do projeto é o Domingo no Centro, que ocorre em comemoração aos 332 anos da cidade. A ação acontece aos domingos do mês de março no trecho entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nácar, das 9h às 15h.

LEIA TAMBÉM

No dia 30 de março, último domingo deste mês, a população pode ir ao Centro da cidade e aproveitar atrações culturais, esportivas e de lazer. Além disso, a região é recheada de feirinhas de produtos artesanais, orgânicos e de gastronomia.

O programa também conta com distribuição de mudas, oficina de compostagem, brinquedos, feira de produtos artesanais, orgânicos e gastronomia, exposição de carros antigos, Urbs Móvel, Fala Curitiba, lojinha da #CuritibaSuaLinda, presença da Família Folhas e música no palco da Praça Zacarias.

A Prefeitura de Curitiba busca, com o projeto, consolidar uma região central onde o desenvolvimento econômico, a proteção do patrimônio histórico e o cuidado com as pessoas andem lado a lado.

*O conteúdo é patrocinado pela Prefeitura de Curitiba.