luto
Casal morre em grave acidente entre carro e caminhão
Segurança e Energia
Copel reforça os perigos de soltar pipa perto da rede elétrica, que pode causar apagões e acidentes graves, inclusive fatais, no Paraná.
A prática de soltar pipa próxima à rede elétrica traz sérios riscos à segurança. Só nesta semana, na cidade da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, duas ocorrências com pipas enroscadas na fiação deixaram 522 unidades consumidoras sem energia.
A Copel reforça que além de provocar apagões, o contato das linhas com os cabos pode causar curto-circuitos e choques elétricos fatais.
Segundo o gerente do Departamento de Segurança do Trabalho da Copel, Rodrigo Marcacine Resende, o perigo é real:
“A rede de energia é exposta e as causas externas, como pipas, são as principais responsáveis por desligamentos. O contato com os fios pode conduzir energia e provocar acidentes graves, até mesmo fatais.”
Ele ainda alerta:
“Jamais tente resgatar uma pipa presa na rede elétrica. Nenhuma brincadeira vale o risco de perder a vida.”
LEIA TAMBÉM
Os dias ensolarados e com vento do outono e inverno são ideais para empinar pipas. No entanto, a brincadeira deve ser feita longe da rede elétrica e de vias públicas, onde as linhas podem causar acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas.
A recomendação da Copel é buscar locais apropriados, como:
“A segurança deve estar sempre em primeiro lugar”, reforça Resende.
Em caso de acidentes com a rede elétrica ou risco à vida, não se aproxime dos fios. Ligue imediatamente para o telefone da Copel:
Cuidado com o meio ambiente
Não pode!
Vai ter pensão?
Calçada da Fama