NOTÍCIA BOA
Petrobras anuncia redução no preço do diesel nas distribuidoras
A ESPERA ACABOU!
A safra começa em abril e normalmente se estende até junho
A temporada de pinhão já começou no Paraná! O Instituto Água e Terra (IAT) liberou, nesta terça-feira (1°), a colheita, venda, transporte e armazenamento do fruto.
De acordo com a legislação ambiental, apenas pinhões que tenham alcançado o completo processo de maturação poderão ser comercializados.
Conforme o IAT, a multa em caso de desobediência é de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos (ou fração equivalente), além da responsabilização por crime ambiental.
Vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), o IAT autorizou a colheita, venda, transporte e armazenamento do pinhão no Paraná. As normas e instruções de comercialização têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária.
LEIA TAMBÉM
Quando o pinhão cai ao chão, é uma oportunidade para animais ajudarem a semear o fruto em outros lugares. A ação garante a reprodução da araucária, ameaçada de extinção.
“O objetivo é permitir a plena maturação das pinhas e proteger a reprodução da araucária, que é considerada uma espécie em extinção no Estado. Além disso, é preciso garantir a alimentação da fauna que vive nos remanescentes da floresta com araucária”, disse o chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental no IAT, Ivo Czelusniak Good.
As pinhas imaturas têm casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos. Assim, o fruto pode se tornar até tóxico para os seres humanos. A safra começa em abril e normalmente se estende até junho.
Segurança no transporte
Manifestação de fé
atenção!
PROJETO DE LEI