Fique sabendo
Twitter vai voltar: Alexandre de Moraes autoriza retorno do X


O Twitter vai voltar? O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou o retorno da rede social X no Brasil.
O retorno da plataforma acontece após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que reverteu o bloqueio depois que a empresa cumpriu os requisitos necessários para funcionais no país, incluindo o pagamento de R$ 28,6 milhões em multa.
Alguns usuários relataram já ter acesso ao X. No entanto, a volta do Twitter acontece gradativamente, já que o desbloqueio é feito pelas mais de 20 mil operadoras de internet espalhadas pelo país.
VEJA TAMBÉM:
- Volvo abre mais de 10 vagas de emprego em Curitiba: candidate-se
- Curitiba vai ganhar Open Mall com mais de 450 vagas de emprego
Segundo Moraes, o restabelecimento deve ser cumprido em 24 horas após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ser notificada.
Twitter vai voltar
Em mensagem publicada na rede social, o X comemorou a decisão, dizendo que tem “orgulho de retornar ao Brasil”.
“Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei”, disse.
Por que o Twitter foi bloqueado no Brasil?
Em agosto, Moraes determinou que a rede social bloqueasse canais, perfis e contas indicadas, além de fornecer dados de eventuais monetizações. No entanto, a medida não foi cumprida pela plataforma, que considerou “censura”, gerando multa diária de R$ 50 mil para a empresa.
Moraes enviou um e-mail ao X informando que o representante legal da rede social seria intimado pessoalmente. A determinação não agradou Elon Musk, dono da plataforma, que decidiu fechar o escritório no Brasil. Poucos dias depois, Moraes determinou a suspensão imediata do X no país.