Economia

Bairros mais procurados em Curitiba para alugar em 2024

bairros-mais-procurados-de-curitiba
Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

O mercado de locação imobiliária em Curitiba segue em alta no segundo semestre de 2024. Bairros mais procurados em Curitiba estão contribuindo para este bom momento.

Conforme dados do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), o índice de Locação Sobre Oferta (LSO) residencial em julho alcançou 26,3%.

Esse resultado representa um crescimento de 6,2 pontos percentuais (pps) em relação a junho e 2,4 pps comparado ao mesmo período de 2023.

Panorama da locação residencial em Curitiba

Entre os tipos de imóveis residenciais mais locados, kitinetes lideram o ranking, com um LSO de 35,7% e uma média de apenas 24 dias para a assinatura dos contratos.

Apartamentos de dois dormitórios seguem de perto, com um índice de 30,7% e uma média de 35 dias para locação.

Outro destaque são as casas de alvenaria de um quarto ou localizadas em condomínios fechados, que também apresentaram um LSO de 30%, mas com tempos de negociação diferentes: 53 dias para imóveis em condomínios e 28 dias para residências individuais.

Bairros mais buscados pelos inquilinos

De acordo com a pesquisa, o Centro de Curitiba continua sendo o bairro mais procurado pelos inquilinos, tanto para imóveis residenciais (14,1%) quanto comerciais (18,3%). Na lista dos bairros mais buscados para moradia, destacam-se:

  • Centro: 14,1%
  • Água Verde: 5,0%
  • CIC: 5,0%
  • Bigorrilho: 3,9%
  • Portão: 3,9%
  • Novo Mundo: 3,5%
  • Cajuru: 3,4%
  • Bacacheri: 3,0%

Já no segmento comercial, o bairro Bacacheri ocupa a segunda posição, com 6,1%, seguido por Cristo Rei (5,2%) e bairros como Água Verde, Batel, Bigorrilho e Hauer, com 3,5% cada.

Crescimento e oportunidades

Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, destaca que o mercado de locação residencial em Curitiba está aquecido, com negociações rápidas e inadimplência baixa, atualmente em torno de 1%. Essa realidade representa uma grande oportunidade para quem deseja investir no setor.

Para o especialista, quem está à procura de um imóvel para alugar em Curitiba deve entender quais são os bairros mais procurados porque isso pode ajudar a fazer escolhas mais assertivas, seja na área residencial ou comercial.