Economia
Black Friday tem boas expectativas por conta da Copa


A Black Friday é considerada o maior evento do comércio atualmente, movimentando imensamente a economia. As promoções atraem o consumidor e costumam gerar resultados de vendas que ultrapassam as outras épocas do ano. O fenômeno ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro e, em 2022, deve entrar em campo com um reforço.
Para evitar o calor excessivo do oriente médio, a Copa do Mundo do Catar acontece no fim do ano. Ao contrário dos anos anteriores, onde a disputa ocorria entre junho e julho, este ano a Copa está em pleno andamento no dia da Black Friday.
Expectativa de recordes
Somando a movimentação comercial em torno do Mundial da FIFA que ocorre a cada quatro anos com as promoções da Black Friday, os resultados tendem a ser muito positivos. Na verdade, a junção inédita dos eventos deve bater recordes de arrecadação, de acordo com economistas. O torneio costuma alavancar as vendas nas categorias de alimentos e bebidas, produtos esportivos e eletroportáteis.
Além da Copa, a adesão dos lojistas também cresceu e chegou a 90,4%, superando 2021 quando 84,7% dos comerciantes anunciaram seus produtos com desconto. Já no lado do cliente, cerca de 71% da população brasileira tem intenção de compra durante a Black Friday. No ano anterior, o número registrado foi de 55%. As categorias mais citadas são roupas e acessórios no topo do ranking, em seguida livros e itens de papelaria, calçados, celulares e eletroportáteis.
Compras físicas e online
A maior parte das compras segue focada no ambiente digital, seja na aquisição de bens duráveis pelo site da loja ou comida e bebida pelos aplicativos. Ainda assim, as lojas físicas devem receber um grande número de pessoas durante a semana de promoções.
Considerando que a estreia da seleção brasileira acontece na quinta-feira antes do evento, os lojistas esperam uma redução das compras presenciais nesse dia, mas deve ser compensada no dia seguinte.
Outro indicador que está favorecendo as vendas, é a confiança dos consumidores nas lojas que aderem ao evento. Quando o movimento iniciou no Brasil, havia certa desconfiança e a preocupação de estar caindo em falsas promoções. Porém, com algumas edições bem sucedidas, o consumidor aprendeu como não cair em golpes na Black Friday e confia nas lojas com as quais já tenha vínculo. Uma coisa não dá pra negar, com atenção e pesquisa de preços dá pra economizar bastante nessa época do ano.
Se você quer mais dicas de economia e melhor uso do seu dinheiro, então acompanhe as publicações da Solução Financeira no Instagram, Twitter e no blog.