Mudança

Carrefour vende 8 lojas para a concorrência em Curitiba

A rede anunciou a venda de oito lojas da bandeira Nacional, em Curitiba

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Foto: Divulgação

O Carrefour vende lojas do Big em processo para se desfazer de 64 unidades. A rede anunciou nesta terça-feira (3) a venda de oito lojas da bandeira Nacional, em Curitiba. 

O grupo Muffato comprou metade das lojas e a outra metade foi adquirida pelo grupo Festival. 

As transações fazem parte da estratégia do grupo para “simplificar e agilizar suas operações”, a fim de se concentrar no “negócio principal de lojas de grandes formatos”, Atacadão e Sam’s Club. 

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O Carrefour pretende vender todas as lojas das bandeiras Nacional e Bompreço, que faziam parte do grupo Big e somam 64 unidades no Brasil, por um valor que varia entre R$ 400 milhões e R$ 450 milhões.

A compra do Nacional e Bompreço em 2021 elevou o grupo Carrefour à liderança do varejo alimentar no Brasil.

Carrefour vende lojas

São 47 lojas no Nacional no Sul e 17 unidades do Bompreço no Nordeste. Segundo o Carrefour, as vendas das 64 lojas nos 12 meses encerrados em setembro somaram R$ 1,5 bilhão. 

As lojas apresentaram “contribuição negativa de R$ 42 milhões no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)”, diz o Carrefour. Além disso, dos 64 pontos, 11 são próprios e 53 são alugados, acarretando em uma despesa de R$ 65 milhões com aluguéis nos 12 meses encerrados em setembro.

“Até o momento, o Grupo Carrefour Brasil já assinou compromissos firmes para venda de sete lojas Bompreço e oito lojas Nacional por um valor que representa uma porção material do total esperado. A provisão para despesas de caixa e não caixa relacionadas a esta transação serão contabilizadas nos resultados do quarto trimestre de 2024”, disse o grupo em comunicado.

Em nota, o Muffato afirma que “concluiu com sucesso a negociação de quatro pontos comerciais em Curitiba, que operavam com a bandeira Nacional, antigo Mercadorama”. De acordo com a empresa, a transação deve ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Os pontos passarão a operar com a bandeira Super Muffato, que imprimirá um conceito moderno e dinâmico às unidades, inserindo-as no plano de expansão de 2025”, diz o varejista paranaense.