Economia

Cursos de qualificação são alternativas para quem busca se manter forte no mercado de trabalho

Construcao-Civil-esta-em-alta.-Senai-Parana-oferece-diversas-opcoes-de-cursos-gratuitos-com-foco-em-aperfeicoamento-e-qualificacao-profissional
Foto: Gelson Bampi

No Paraná, até 2025, haverá demanda por mais de 650 mil profissionais com cursos de aperfeiçoamento e qualificação. A informação é do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 publicado em maio deste ano pelo Observatório Nacional da Indústria. O estudo é uma projeção do emprego setorial que considera o contexto econômico, político e tecnológico no país.

Segundo o estudo, as áreas com maior demanda por formação são as Transversais (aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo), além das áreas de Metalmecânica, Logística e Transporte, Alimentos e Bebidas, e Construção.

Para se chegar a esse resultado são levadas em consideração estimativas em relação às taxas de difusão de novas tecnologias nas empresas e as mudanças organizacionais nas cadeias produtivas – que orientam o cálculo da demanda por aperfeiçoamento – além de uma análise da trajetória ocupacional dos colaboradores no mercado de trabalho formal – que subsidiam o cálculo da formação inicial. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva que deve subsidiar ações e políticas de emprego e educação profissional.

Atento a este movimento, o Senai Paraná abriu diversas vagas gratuitas para cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, distribuídas em todas as regiões do estado. Entre as áreas de formação disponíveis estão Gestão, Alimentos e Bebidas, Madeira e Mobiliário, Vestuário, Logística, Construção Civil, Tecnologia da Informação, Metalmecânica e Automotiva.

Setor de TI também busca por profissionais bem-preparados

Somente o mercado da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) vai demandar cerca de 797 mil novos talentos em todo o país, segundo estudo publicado em dezembro passado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Além de concorrer às vagas de emprego em empresa especializadas em TIC, o profissional habilitado para essa área também pode encontrar muitas oportunidades dentro do Setor Industrial, incluindo montadoras e setor de serviços de reparação, ainda mais com o avanço da indústria para a Era 4.0.

“Por meio de uma vaga de gratuidade eu fiz o curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gestão e Infraestrutura de TI porque eu tenho muito interesse em tecnologia e sei que existe também uma demanda por profissionais qualificados nessa área e que já não é suprida atualmente. Com a evolução da tecnologia e automação, essa demanda vai aumentar ainda mais e eu já estou me preparando para isso”, conta a colaboradora da Telefônica/Vivo em Curitiba e egressa de gratuidade do Senai Paraná, Daiane Cristina Carneiro Miranda.

Foto: Gelson Bampi

“Eu sempre quis estudar no Senai porque eu sei que é uma instituição referência em cursos profissionalizantes, mas eu nunca tinha tido a oportunidade. Por meio de uma vaga gratuita eu consegui fazer esse curso e essa oportunidade ajudou muito no meu desenvolvimento profissional; eu faço atendimento para Pessoa Jurídica e presto suporte técnico para linhas móveis empresariais e acabo utilizando no meu dia a dia ferramentas que aprendi no curso para resolução de problemas técnicos”, acrescenta Daiane.

Construção Civil, 5ª no ranking do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025

O Setor da Construção Civil também está entre as áreas com maior demanda por formação profissional segundo o estudo publicado pelo Observatório Nacional da Indústria. Em termos de mercado, este também é um dos setores que mais tem crescido no estado.

Pesquisa realizada pelo Sinduscon-PR em dezembro de 2021, mostrou que 43% das empresas associadas à entidade manifestaram interesse em aumentar o número de trabalhadores em 2022. Segundo a entidade, até novembro de 2021, somente em Curitiba, houve um crescimento de 96% em área liberada para construção civil, totalizando aproximadamente 28 mil novas unidades habitacionais aprovadas para serem edificadas nos próximos anos.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

É por esses e outros motivos que estar atento e esse movimento e às oportunidades de aperfeiçoamento e qualificação profissional tanto para quem busca iniciar carreira na indústria quanto para quem já trabalha na área e pretende crescer profissionalmente, é essencial.

Pensando nisso, o Senai Paraná disponibiliza para toda a população o site sistemafiep.org.br/gratuidade com diversas opções de cursos de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional em muitas áreas e com opções em praticamente todas as suas unidades estrategicamente posicionadas pelo Paraná.

Os cursos são destinados a jovens e adultos em diferentes etapas da vida profissional e oferecem capacitações rápidas, que facilitam a inserção no mundo do trabalho e auxiliam no desenvolvimento de carreiras, em diversas áreas de atuação dentro da indústria. Todos os cursos gratuitos podem ser consultados no site sistemafiep.org.br/gratuidade.

Mais Informações sobre o programa e inscrições para os cursos podem ser feitas pela internet pelo site: sistemafiep.org.br/gratuidade.