Tendência no Varejo

Comércio aposta alto nas vendas do Dia das Mães

Estudo aponta que 85,7% dos varejistas esperam faturar mais de R$ 1 milhão com as vendas do Dia das Mães em 2025.

dia-das-maes-vendas
Foto: Reprodução/Freepik

O Dia das Mães, segunda data mais relevante para o comércio, deve manter seu protagonismo em 2025. Segundo levantamento da Rcell, com apoio da ASUS, 85,7% dos varejistas esperam faturar mais de R$ 1 milhão com as vendas para a data.

O estudo aponta também que o ticket médio deve ser elevado: 79,2% dos lojistas projetam compras acima de R$ 450. O cenário reflete a preparação do setor e o forte apelo emocional da ocasião.

“A pesquisa mostra que há confiança na força da data e um preparo maior do setor para atender às expectativas dos consumidores, oferecendo experiências, conveniência e promoções bem direcionadas”, avalia Marcelo Reis, especialista em vendas e CEO da Consultoria MR16.

LEIA TAMBÉM

Produtos mais procurados no Dia das Mães

Com consumidores mais seletivos, mas ainda dispostos a gastar, os itens mais buscados devem unir utilidade, tecnologia e cuidado pessoal. Entre os destaques previstos estão itens como:

  • Smartphones e eletrônicos
  • Perfumes e cosméticos
  • Moda e acessórios
  • Pequenos eletrodomésticos
  • Cestas personalizadas e experiências como day spas

A diversidade de opções permite que o consumidor encontre presentes que se encaixem no orçamento e tenham valor sentimental — um ponto cada vez mais valorizado.

Varejo mira vendas online e físicas

Além do ambiente físico, o varejo digital também deve ser um dos pilares para o sucesso das vendas no Dia das Mães.

A recomendação de especialistas é que os lojistas antecipem as campanhas, invistam em canais como redes sociais e WhatsApp, e treinem suas equipes para proporcionar uma experiência de compra fluida e personalizada.

Segundo dados da Globo Gente, 71% dos brasileiros pretendem presentear na data, o que reforça a importância da ocasião para movimentar tanto o comércio online quanto o presencial.